Olhar Português: Ninguém estava a dormir em Lyon

Afonso Moreira em destaque no Lyon
Afonso Moreira em destaque no LyonPsnewZ / Bestimage / Profimedia

É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De França a Itália, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Em Lyon, a grande questão que se coloca por estes dias é simples: 'como é que conseguimos este achado por três milhões de euros?'. Foi precisamente este o valor que a equipa liderada pelo português Paulo Fonseca pagou ao Sporting para garantir a contratação de Afonso Moreira.

O extremo tem sido uma agradável surpresa em França, atravessando uma das melhores fases da carreira como peça fundamental de uma das equipas mais históricas do futebol gaulês. No último jogo, por exemplo, abriu caminho para a vitória do Lyon na visita ao Lille (1-2), passando a somar cinco golos e cinco assistências em 21 jogos disputados na época 2025/26.

O gráfico de Afonso Moreira
O gráfico de Afonso MoreiraOpta by Stats Perform

Nota ainda para o golo importantíssimo de Gonçalo Ramos que, apesar de não ter estatuto de indiscutível nas opções de Luis Enrique no Paris SG, continua a mostrar toda a sua importância. O avançado luso saltou do banco para empatar o encontro frente ao Marselha (2-2) e forçar a decisão nas grandes penalidades, no Troféu dos Campeões, que acabaria por sorrir aos parisienses.

Seguimos para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo acrescentou mais dois golos à sua conta pessoal na última semana - frente ao Al Hilal (3-1) e ao Al-Qadisiya (1-2) -, mas, em termos coletivos, foi uma semana para esquecer, fruto de duas derrotas que deixaram a equipa de Jorge Jesus a sete pontos da liderança. Rúben Neves marcou e assistiu no triunfo do Al Hilal sobre o Al Nassr, algo que já tinha feito também contra o Al Hazem (3-0).

Destaque também para o golo do médio Tozé na derrota do Al-Riyadh na visita ao Al-Fateh (3-1), equipa orientada por Jorge Fernandes e José Gomes.

Em Inglaterra, Pedro Neto saiu do banco para marcar o quarto golo do Chelsea na goleada no terreno do Charlton (1-5), resultado que abriu a porta dos 16 avos de final da Taça de Inglaterra aos blues. Já Rodrigo Gomes regressou à competição quase três meses depois e logo com um golo na receção do Wolves ao modesto Shrewsbury (6-1).

A nossa viagem prossegue em Itália, onde Rafael Leão marcou no empate do AC Milan frente ao Génova (1-1), e termina na Alemanha, com o golo de Raphael Guerreiro na goleada histórica do Bayern Munique sobre o Wolfsburgo (8-1).

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Cláudio Braga (Hearts, Escócia), Gelson Martins (Olympiakos, Grécia), Guga (Al Wahda, Emirados Árabes Unidos), Miguel Oliveira (DPMM FC, Brunei), Mohcine Hassan (PBSB, Indonésia), Sandro Embaló (PSBS, Indonésia), Pedro Marques (Apollon Limassol, Chipre) e Serginho Andrade (Al Wasl, Emirados Árabes Unidos).