Mais

Olhar Português: Ramos em brasa em Paris, goleadores na Turquia e na Arménia

Gonçalo Ramos em destaque na vitória do PSG
Gonçalo Ramos em destaque na vitória do PSGSylvain THOMAS / AFP
De regresso ao futebol de clubes, é dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. Da Arábia Saudita à Turquia, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Os campeonatos mais importantes do mundo aproximam-se do apito final, mas ainda há tempo para golos, assistências e vitórias — e, claro, para os portugueses brilharem. Na última semana, foram vários os nomes em destaque além-fronteiras.

A viagem começa na Arábia Saudita. Fábio Martins voltou a fazer o gosto ao pé, embora sem evitar a derrota do Al-Khaleej frente ao Al Riyadh (1-2). Em sentido contrário, Otávio esteve em grande na histórica goleada do Al Nassr (0-9), com uma assistência. Cristiano Ronaldo foi ausência notada no duelo.

Os números de Otávio
Os números de OtávioFlashscore

Em Inglaterra, Beto continua a justificar a aposta do Everton. O avançado luso-guineense marcou o seu 10.º golo da temporada na vitória por 1-3 diante do Fulham, de Marco Silva. Com este golo, já duplicou o registo da época de estreia pelos toffees.

Seguimos para França, onde Gonçalo Ramos teve uma noite de sonho. O avançado português apontou um hat-trick na vitória do Paris Saint-Germain em Montpellier (1-4), na penúltima jornada da Ligue 1, e recebeu rasgados elogios de Luis Enrique.

Na Turquia, os portugueses também deixaram marca. João Mário e Rafa Silva marcaram na vitória do Besiktas sobre o Adana Demirspor (4-1), mas o destaque maior vai para Miguel Cardoso. O avançado do Kayserispor foi a figura do jogo frente ao Antalyaspor (3-1), ao assinar um hat-trick fundamental na luta pela manutenção.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Berna Couto (Spartak Varna, Bulgária), Dinis Almeida (Ludogorets, Bulgária), Guga (Beijing Guoan, China), Hélder Ferreira (Noah, Arménia), Mickael Almeida (Manana, Bahrain), Miguel Campos (Oleksandriya, Ucrânia), Mika Borges (Omonia Aradippou, Chipre), Paulinho (Toluca, México), Rodrigo Piloto (Atlètic, Andorra) e Zé Valente (Persik Kediri, Indonésia).

No feminino, Bruna Lourenço (Celtic, Escócia) também celebrou na última semana.