Mais

Olympique de Marseille retira o número 30 de Steve Mandanda

Olympique de Marseille retira a camisola número 30 de Steve Mandanda
Olympique de Marseille retira a camisola número 30 de Steve MandandaPhoto par CHRISTOPHE SIMON / AFP

O Olympique de Marselha anunciou este sábado que a camisola número 30, usada por Steve Mandanda, o ex-guarda-redes recordista de jogos pelo clube, vai deixar de ser usada.

"A camisola número 30 não será mais usada. Permanecerá para sempre a de Steve Mandanda, guarda-redes, capitão e lenda olímpica", escreveu o OM em comunicado.

"Esta decisão é um testemunho da profunda impressão que Steve Mandanda deixou nos seus companheiros de equipa, no clube e nos seus adeptos, e da ligação indestrutível que agora une para sempre o seu nome ao do Olympique de Marselha", acrescentou o clube.

Mandanda, esteve em Marselha no sábado, deu o pontapé de saída para o duelo entre os anfitriões e o seu clube de infância, o Le Havre. Medhi Benatia, diretor do futebol, ofereceu-lhe uma camisola emoldurada com o número 30.

Campeão do mundo com a seleção francesa em 2018, Mandanda anunciou o fim da sua carreira no mês passado, aos 40 anos. Formado no Le Havre, onde se destacou na Ligue 2, Mandanda foi recrutado pelo Olympique de Marseille, onde se impôs na sua primeira época na primeira divisão, em 2007-2008.

O jogador nascido em Kinshasa passou a maior parte da sua carreira em Marselha, 14 temporadas no total. Conquistou o título de campeão francês em 2010, três Taças da Liga consecutivas (2010, 2011, 2012) e duas Supertaças de França (2010, 2011) com Didier Deschamps, que se tornou o seu selecionador nos Bleus em 2012. Disputou  um recorde de 613 jogos pelo Marselha.