Atacante, goleador, MVP... Ousmane Dembélé está em grande forma no início de fevereiro. Apelidado pelos adeptos do Paris Saint-Germain, está a fazê-los felizes ao marcar pelo menos um golo por jogo, se não mais. É uma estatística que ele terá de manter se quiser ajudar o seu clube a chegar longe novamente nesta temporada, especialmente na Liga dos Campeões.
"Muito mais à frente da baliza, muito mais calmo"
Aos 27 anos, Dembélé está a viver o melhor momento da sua carreira. E não é para menos: o internacional francês reencontrou-se com o novo esquema de jogo de Luis Enrique. Embora no papel ele jogue pelas laterais, o jogador não hesita em voltar para o meio quando necessário. Desta forma, ele torna-se mais disponível e oferece uma alternativa melhor aos seus companheiros de equipa.
Um falso 9 contra o Estugarda, brilhou ao marcar três golos. Estes golos foram cruciais para a qualificação da equipa para o play-off, dando-lhe a vitória e aumentando o seu palmarés. E isso é algo que ele tende a repetir nas últimas semanas, já que marcou 11 golos nos seus últimos 8 jogos pelo PSG (em todas as competições). O que é certo é que já não há mais os golos de bola parada a que estava sujeito. A partir de agora, o jogador olha para a frente... e para a baliza adversária.
"Assim que tiro um jogador, estou à frente da baliza. Tenho a clareza para marcar. Também estou muito bem servido pelos meus companheiros. Estou feliz", disse ele ao Canal + após a última partida do Paris na Liga dos Campeões. "Projeto-me muito mais em frente à baliza e também estou muito mais calmo", analisou também na conferência de imprensa da passada quarta-feira.
E não é só no cenário europeu que ele vem brilhando nos últimos tempos. Autor do único golo do Paris SG contra o Reims no último fim de semana, ele garantiu que a sua equipa não perdesse nenhum ponto. Antes disso, ele resolveu sozinho as partidas contra Saint-Etienne (2-1) e Mónaco (1-0, Supertaça). Assim, parece que, seja qual for o adversário, ele é obrigado a marcar. Mas, segundo seu treinador, ainda há espaço para melhorias.

"Ele ainda precisa de dar mais"
Não há dúvida de que Dembélé aperfeiçoou o seu jogo este ano. No entanto, ainda há muito a melhorar no seu alcance. "Somos muito exigentes, esperamos que ele dê ainda mais, que melhore as suas assistências, como Barcola. Isso é tão importante como marcar golos".
É verdade que ele só fez cinco assistências até agora esta temporada. Para além da sua capacidade de marcar golos, Dembélé tem o dever de se tornar ainda mais polivalente. Ao mostrar-se também mais altruísta, estará a acrescentar mais uma corda ao seu arco, continuando a deslumbrar em campo.
Ele terá a oportunidade de fazer isso durante os vários confrontos com o Brest em fevereiro. Primeiro na Ligue 1, este fim de semana, e depois nos play-offs da Liga dos Campeões.