Mais

Paul Pogba assinou pelo Mónaco para recuperar após problemas de todo o tipo

Paul Pogba no centro de treino do AS Monaco
Paul Pogba no centro de treino do AS Monacoasmonaco.com

Paul Pogba assinou no sábado um contrato de dois anos com o AS Monaco para relançar a sua carreira após três temporadas em que esteve quase completamente afastado devido a uma suspensão de 18 meses por doping, lesões e um caso de rapto de que foi vítima.

Anunciada por fontes próximas do assunto à AFP, a notícia foi oficializada pelo AS Monaco no final da tarde de sábado, através de um pequeno vídeo que mostrava uma... picareta (a alcunha do jogador) com vista para o centro de treinos de Turbie.

O clube também publicou nas suas redes sociais um vídeo de Pogba em lágrimas enquanto assinava o contrato diante do diretor desportivo Thiago Scuro.

Pogba será apresentado à imprensa no dia 3 de julho, juntamente com os outros reforços Eric Dier e Ansu Fati.

Pogba (32 anos, 91 jogos pela seleção), um dos destaques da equipe campeã do mundo em 2018 e uma presença sólida no meio-campo, jogará pela primeira vez na Ligue 1 francesa. Formado no Le Havre, ingressou no Manchester United aos 16 anos, alternando entre o clube inglês e a Juventus entre 2011 e 2024.

O seu último jogo pelo clube italiano ocorreu no final do verão de 2023. Alguns dias mais tarde, o internacional francês foi suspenso por quatro anos depois de ter testado positivo para metabolitos não endógenos de testosterona (DHEA) após um jogo contra a Udinese em 20 de agosto de 2023.

A sanção foi reduzida para 18 meses pelo Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), que considerou que a ingestão da substância"não foi intencional e resultou da toma de um suplemento dietético prescrito por um médico na Florida".

Antes da paragem, Pogba teve várias lesões
Antes da paragem, Pogba teve várias lesõesFlashscore

Desde março de 2025 e o fim da sua suspensão, Pogba foi autorizado a voltar a jogar, mas estava sem clube depois de o seu contrato com a Juventus ter sido rescindido em novembro de 2024.

No final de abril, os meios de comunicação social norte-americanos noticiaram que o jogador estava em negociações com o D.C. United, da MLS. O seu nome tinha também sido regularmente associado ao Olympique de Marselha.

No final, o médio vai tentar recuperar com outro clube da Ligue 1, o Mónaco, que terminou em terceiro lugar no último campeonato e se qualificou para a Liga dos Campeões.

"De volta ao futebol profissional"

A aposta valeu a pena. Para além da suspensão por doping, os últimos três anos foram um longo túnel para o francês, regularmente lesionado e emocionalmente afetado pelo caso de extorsão e sequestro de que foi vítima e pelo qual o seu irmão Mathias e cinco dos seus amigos de infância foram condenados no final de 2024 a uma pena de prisão até oito anos.

"Posso finalmente virar a página deste período extremamente doloroso. Agora que a sentença foi proferida, posso concentrar-me totalmente no meu regresso ao futebol profissional", escreveu à AFP após a decisão.

No entanto, o novo capítulo que se abre está rodeado de muitas dúvidas sobre a forma física do francês.

Radicado em Miami, postou inúmeras fotos de sessões de treino intensivo nas suas redes sociais, mas a sua última temporada real remonta a 2021-2022. Durante essa temporada, fez 34 jogos pelo Manchester United, marcando um golo, mas o clube inglês não renovou o contrato do francês devido a lesões regulares. Regressou então à Juventus após uma primeira passagem (2012-2016).

Vencedor da Liga Europa e da Taça da Liga Inglesa com o United em 2017, Pogba também ganhou quatro títulos da Serie A, duas Taças de Itália e duas Supertaças de Itália com a Juve.

O sonho de Pogba é voltar a jogar pelos Bleus no Mundial-2026. "Que ele possa redescobrir o prazer de jogar em campo é tudo o que desejo para ele, porque como ser humano ele é uma pessoa muito boa", disse o treinador dos Bleus, Didier Deschamps, em 2024.

No caminho para casa, Pogba poderá acompanhar (quase) toda a preparação física e técnica do AS Monaco, que retomou os treinos no sábado, seis semanas antes do início da Ligue 1, previsto para o fim de semana de 15 de agosto.

O primeiro particular da equipa francesa está agendado contra o Cercle Brugge no centro de performance La Turbie em 11 de julho.