Anunciada por fontes próximas do assunto à AFP, a notícia foi oficializada pelo AS Monaco no final da tarde de sábado, através de um pequeno vídeo que mostrava uma... picareta (a alcunha do jogador) com vista para o centro de treinos de Turbie.
O clube também publicou nas suas redes sociais um vídeo de Pogba em lágrimas enquanto assinava o contrato diante do diretor desportivo Thiago Scuro.
Pogba será apresentado à imprensa no dia 3 de julho, juntamente com os outros reforços Eric Dier e Ansu Fati.
Pogba (32 anos, 91 jogos pela seleção), um dos destaques da equipe campeã do mundo em 2018 e uma presença sólida no meio-campo, jogará pela primeira vez na Ligue 1 francesa. Formado no Le Havre, ingressou no Manchester United aos 16 anos, alternando entre o clube inglês e a Juventus entre 2011 e 2024.
O seu último jogo pelo clube italiano ocorreu no final do verão de 2023. Alguns dias mais tarde, o internacional francês foi suspenso por quatro anos depois de ter testado positivo para metabolitos não endógenos de testosterona (DHEA) após um jogo contra a Udinese em 20 de agosto de 2023.
A sanção foi reduzida para 18 meses pelo Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), que considerou que a ingestão da substância"não foi intencional e resultou da toma de um suplemento dietético prescrito por um médico na Florida".

Desde março de 2025 e o fim da sua suspensão, Pogba foi autorizado a voltar a jogar, mas estava sem clube depois de o seu contrato com a Juventus ter sido rescindido em novembro de 2024.
No final de abril, os meios de comunicação social norte-americanos noticiaram que o jogador estava em negociações com o D.C. United, da MLS. O seu nome tinha também sido regularmente associado ao Olympique de Marselha.
No final, o médio vai tentar recuperar com outro clube da Ligue 1, o Mónaco, que terminou em terceiro lugar no último campeonato e se qualificou para a Liga dos Campeões.
"De volta ao futebol profissional"
A aposta valeu a pena. Para além da suspensão por doping, os últimos três anos foram um longo túnel para o francês, regularmente lesionado e emocionalmente afetado pelo caso de extorsão e sequestro de que foi vítima e pelo qual o seu irmão Mathias e cinco dos seus amigos de infância foram condenados no final de 2024 a uma pena de prisão até oito anos.
"Posso finalmente virar a página deste período extremamente doloroso. Agora que a sentença foi proferida, posso concentrar-me totalmente no meu regresso ao futebol profissional", escreveu à AFP após a decisão.
No entanto, o novo capítulo que se abre está rodeado de muitas dúvidas sobre a forma física do francês.
Radicado em Miami, postou inúmeras fotos de sessões de treino intensivo nas suas redes sociais, mas a sua última temporada real remonta a 2021-2022. Durante essa temporada, fez 34 jogos pelo Manchester United, marcando um golo, mas o clube inglês não renovou o contrato do francês devido a lesões regulares. Regressou então à Juventus após uma primeira passagem (2012-2016).
Vencedor da Liga Europa e da Taça da Liga Inglesa com o United em 2017, Pogba também ganhou quatro títulos da Serie A, duas Taças de Itália e duas Supertaças de Itália com a Juve.
O sonho de Pogba é voltar a jogar pelos Bleus no Mundial-2026. "Que ele possa redescobrir o prazer de jogar em campo é tudo o que desejo para ele, porque como ser humano ele é uma pessoa muito boa", disse o treinador dos Bleus, Didier Deschamps, em 2024.
No caminho para casa, Pogba poderá acompanhar (quase) toda a preparação física e técnica do AS Monaco, que retomou os treinos no sábado, seis semanas antes do início da Ligue 1, previsto para o fim de semana de 15 de agosto.
O primeiro particular da equipa francesa está agendado contra o Cercle Brugge no centro de performance La Turbie em 11 de julho.