Mais

Problema para Paulo Fonseca: Malick Fofana, destaque do Lyon, vai parar vários meses

O avançado belga do Lyon, Malick Fofana
O avançado belga do Lyon, Malick FofanaALEX MARTIN / AFP

O prodígio belga do Lyon, Malick Fofana, vai ficar de fora durante "vários meses" após sofrer uma lesão no tornozelo no fim de semana, um duro golpe para as ambições do clube orientado por Paulo Fonseca na Ligue 1 e nas competições europeias.

O extremo Fofana, de 20 anos, saiu de maca visivelmente abalado depois de torcer o tornozelo de forma impressionante, na sequência de um lance com Ismael Doukoure, do Estrasburgo, durante o jogo de domingo entre as duas equipas.

O Lyon classificou a lesão como uma "entorse grave do tornozelo direito" e afirmou que Fofana "muito provavelmente terá de ser operado, o que o afastará dos relvados durante vários meses".

Doukoure foi expulso após análise do VAR devido ao lance, e o Lyon acabou por vencer por 2-1 graças a um golo tardio do substituto de Fofana, Afonso Moreira.

Com este triunfo, o Lyon ocupa o quarto lugar na Ligue 1 com 18 pontos, apenas dois atrás do líder Paris Saint-Germain após nove jornadas.

O clube é também um dos três que somam o máximo de nove pontos ao fim de três jogos na fase de grupos da Liga Europa.

No entanto, perder Fofana até bem dentro do novo ano representa um grande revés para um clube que apostava fortemente no seu talento, depois de ter vendido os avançados Rayan Cherki e Georges Mikautadze durante o verão.

Os números de Fofana
Os números de FofanaFlashscore

O capitão Alexandre Lacazette também saiu após o fim do contrato, e as graves dificuldades financeiras do Lyon permitiram poucas contratações – os sete vezes campeões franceses chegaram a ser condenados à descida à Ligue 2 devido às dívidas, mas conseguiram reverter essa decisão em recurso.

Fofana, que participou nos últimos quatro jogos da Bélgica, soma dois golos em 12 jogos esta época pelo Lyon e marcou 11 vezes em 41 partidas na temporada passada.

Durante o defeso, foi associado a transferências para o Everton e Bayern Munique, mas decidiu permanecer no Lyon.