Recorde aqui as incidências do encontro
Este será o último jogo da Ligue 1 de 2024, uma vez que os oitavos de final da Taça de França serão disputados no próximo fim de semana.
O encontro entre os parisienses e o Mónaco foi antecipado, uma vez que o resto da 16.ª jornada será disputada no primeiro fim de semana de janeiro, coincidindo com o Trophée des Champions (equivalente à Supertaça de França) que o PSG e o Mónaco disputarão em Doha a 5 de janeiro.
As dificuldades que a equipa de Luis Enrique enfrenta na Liga dos Campeões (onde, a dois jogos do fim, está fora da zona de apuramento) contrastam com a sua superioridade no campeonato: o PSG tem sete pontos de vantagem sobre o Marselha e o Mónaco, uma diferença que pode chegar aos 10 pontos se vencer na quarta-feira.

O PSG é a única equipa invicta em 15 jogos disputados (11 vitórias e quatro empates), um símbolo do domínio avassalador do clube parisiense desde que está nas mãos do Catar (2011), com 10 títulos de campeão nos últimos 12 disputados.
Dembelé e Luis Enrique reconciliados?
As únicas equipas que conseguiram quebrar este domínio foram o Mónaco, com o título em 2017, época em que Kylian Mbappé deu a conhecer o seu nome ao mundo, e o Lille em 2021.
O PSG parece ter ultrapassado a quase crise que o perseguiu em novembro, com duas derrotas na Liga dos Campeões (frente ao Atlético de Madrid e ao Bayern de Munique) que colocaram em risco a qualificação da equipa francesa para o play-off e dois empates consecutivos na Ligue 1, frente ao Nantes e ao Auxerre.
Autor do golo inaugural da vitória por 3-1 sobre o Lyon no fim de semana passado (o seu sexto golo da época, tantos como na época passada), Ousmane Dembélé parece também ter feito as pazes com Luis Enrique.

O treinador sancionou-o, deixando-o de fora do jogo contra o Arsenal (derrota por 2-0 a 1 de outubro) por ter chegado atrasado ao treino e por um "problema de compromisso".
As tensões entre os dois agravaram-se após a absurda expulsão do avançado contra o Bayern, que o antigo selecionador espanhol considerou um "erro grave para com a equipa".
Mas, sem grandes estrelas no plantel, Luis Enrique sabe que precisa do imprevisível extremo, que descreveu na temporada passada como "o jogador mais desequilibrado do mundo", para alcançar o sucesso nesta temporada.
Uma vitória contra o Mónaco pode ser um bálsamo para todos antes da pausa de Natal.
Programa da 16.ª rodada
Quarta-feira, 18 de dezembro
Sexta-feira, 3 de janeiro
Nice - Rennes
Sábado, dia 4 de janeiro
Saint-Etienne - Reims
Lille - Nantes
Lyon - Montpellier
Domingo, 5 de janeiro
Lens - Toulouse
Angers - Brest
Estrasburgo - Auxerre
Marselha - Le Havre