Mais

Qual é o lugar de Warren Zaïre-Emery no plantel do PSG de Luis Enrique?

Warren Zaire-Emery, médio do PSG
Warren Zaire-Emery, médio do PSGJEAN CATUFFE/DPPI via AFP
Warren Zaïre-Emery, a única ausência notável do plantel parisiense, que teve um bom desempenho em fevereiro, está de volta. No entanto, embora o seu talento seja reconhecido como sempre, não é fácil voltar à equipa.

"Eu só queria estar em campo, mas gostei de observá-los, vi realmente o nosso nível do lado de fora", disse Zaire-Emery após a qualificação para a meia-final da Taça de França, esta semana.

De volta após sete jogos, o médio de 18 anos aproveitou os minutos contra o Stade Briochin. Apesar do adversário frágil, não causou grande impacto, mas isso obviamente não foi um fator decisivo antes dos próximos jogos do Paris Saint-Germain. Depois de tocar 32 bolas em 24 minutos, falhar a sua única tentativa de desarme e perder dois de três duelos, Warren Zaire-Emery ainda está longe de estar 100%.

No entanto, espera estar pronto para enfrentar o Liverpool na próxima semana, embora "seja difícil", admitiu. A temporada ainda é longa e o médio espera fazer parte de qualquer sucesso futuro nas várias competições do PSG.

"Tenho feito muitos exercícios aeróbicos e vou tentar estar na melhor forma possível para o Lille e depois para o Liverpool", acrescentou Zaire-Emery.

Mas uma coisa é a forma física, outra é o regresso à equipa titular de Luis Enrique. Do ponto de vista numérico, Fabián Ruiz e Désiré Doué têm sido particularmente bons nas últimas semanas. O jogador de Montreuil poderá enfrentar o primeiro grande desafio da sua jovem carreira.

Organização meticulosa

"Os jogadores mais velhos dizem-me que vou ficar bem, estão sempre presentes com as palavras certas, apoiam-me sempre. É um prazer sentir-se amado num grupo", disse Zaire-Emery aos meios de comunicação oficiais do clube parisiense no mês passado, durante a sua convalescença. Essas palavras atestam a harmonia que reina no balneário do PSG, e isso é algo palpável em campo.

Mas para manter o mesmo nível de desempenho - especialmente tendo em conta o calendário difícil, com uma sucessão de competições - a rotação é necessária. E Luis Enrique sabe disso tão bem que está mais do que nunca no centro do debate no início de 2025. A época 2024-2025 entra no seu momento crucial e os corpos e as mentes são postos à prova. E quando o objetivo é a glória na Liga dos Campeões, a procura da estrutura de gestão ideal é fundamental.

Com o Lille no sábado e o Liverpool na quarta-feira, o Parc des Princes começa o mês de março com o pé direito. Em seguida, os parisienses viajam para Rennes, depois para Anfield, antes de receberem o Marselha. Cinco jogos cruciais antes da pausa internacional para respirar, e é certo que todo o plantel de Luis Enrique será convocado.

"Demos minutos a alguns jogadores e descanso a outros, por isso cumprimos os nossos objetivos", afirmou o treinador espanhol na noite de quarta-feira. Os adeptos podem regozijar-se, tudo foi calculado até ao último minuto.

Mas imaginar Zaire-Emery como titular na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões parece um pouco presunçoso. Pelo contrário, poderá mostrar todo o seu potencial na segunda parte, em função das necessidades da sua equipa e do cenário, que parece bastante imprevisível?

Há muito tempo que esperávamos que o PSG atingisse este nível nesta fase da época. Muitos observadores têm razão em acreditar numa boa campanha europeia, tendo em conta a forma como o clube está a jogar. Warren Zaïre-Emery regressa a um plantel onde a concorrência é feroz. No entanto, graças ao engenho de Luis Enrique, cada elemento encontrou o seu lugar. Ele sabe como envolver o seu jovem "titi".

O médio pode não ter brilhado tanto esta época, mas talvez tenha chegado o momento de regressar mais forte do que nunca.