Chorzów tomou recentemente conhecimento oficial de que o Ministério do Desporto e Turismo recusou o financiamento do novo estádio na Rua Cichej. Com o novo governo polaco, o Ministério do Desporto e do Turismo quer canalizar os fundos principalmente para melhorar os atletas e não para apoiar o desporto profissional.
Por conseguinte, a cidade de Chorzów tem de se desenvencilhar sozinha para construir um estádio de futebol para o Ruch Chorzów, a fim de não acrescentar milhões, ano após ano, ao aluguer do Estádio da Silésia.
Há alguns dias, o presidente da Câmara, Szymon Michalek, garantiu que, mesmo sem financiamento (recorde-se, no valor de mais de 100 milhões de zlotys), tenciona construir o estádio.
"Chorzów tem um presidente que lutará até ao fim para construir este estádio, independentemente do número de obstáculos que lhe sejam lançados aos pés. É assim que entendo o dever de cumprir as promessas eleitorais e de ouvir os desejos dos eleitores, dos habitantes de Chorzów e dos adeptos do Ruch", escreveu Michalek na rede social X.
Hoje, o conselho municipal começou a transformar a declaração em factos. Durante a sessão que acabou de ser concluída, foi aprovado o orçamento da cidade para 2025, bem como uma nova previsão financeira plurianual (MTFF) para 2025-2041. Ambos os documentos incluíam um local para o novo estádio na Rua Cicha 6, onde se espera que os Blues regressem no futuro.
Recorde-se que o estádio apresentado nas visualizações do PiG Architekci terá de ser arquivado. Em Chorzów, vai ser construído um estádio muito maior e mais caro, que em vez de 16.000 lugares terá cerca de 22.000. O preço passará de mais de 200 milhões para mais de 400 milhões de zlotys (são estimativas para já), o que se deve em grande parte ao aumento contínuo dos custos de investimento na construção.
De acordo com o WPF, o estádio de futebol será financiado até 2041, de forma a não sobrecarregar o orçamento da cidade em anos específicos. Os limites de despesa mais elevados estão planeados para os anos 2025-2028, em que mais de 30 milhões de PLN devem ser gastos neste investimento todos os anos, até um total de 132 milhões de PLN.
O montante mais elevado de despesas orçamentais permitidas está previsto para o próximo ano, quando o investimento poderá consumir 36,2 milhões de PLN. Os primeiros passos serão a demolição do estádio existente em Cichej e a conclusão de um projeto para um novo estádio em Ruch. Só assim será possível estabelecer um preço realista para o estádio, o que permitirá rever os limites de despesa previstos no WPF.