Semana de dérbi: Uma ilha, dois clubes - o duelo pela Córsega com forte travo a nacionalismo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Semana de dérbi: Uma ilha, dois clubes - o duelo pela Córsega com forte travo a nacionalismo
O dérbi da Córsega tem um grande ambiente, mesmo na segunda divisão
O dérbi da Córsega tem um grande ambiente, mesmo na segunda divisãoProfimedia / Livesport
A Córsega, a quarta maior ilha do Mediterrâneo depois da Sicília, da Sardenha e de Chipre, pertence a França. É o local de nascimento de Napoleão Bonaparte, uma paisagem de oliveiras e árvores cítricas uma natureza intacta com uma infinidade de lagos glaciares nas montanhas e praias de areia branca na costa. É também um lugar que se divide em duas metades antagónicas. O norte e o sul da ilha, as cidades de Bastia e Ajaccio e, por conseguinte, os seus clubes de futebol, estão frente a frente.

A Córsega situa-se a 180 quilómetros das costas da Costa Azul francesa e a apenas 80 quilómetros da Toscana italiana. A Itália está, portanto, mais próxima não só do ponto de vista geográfico, mas também cultural. Embora a língua oficial seja o francês, o italiano ou o corso (que lhe é muito próximo) é frequentemente ouvido entre os 350.000 corsos.

As relações com o continente, a França "mãe", são tensas por muitas razões. Esta situação reflete-se na política e noutros aspetos da sociedade corsa, na qual o futebol é uma parte importante. Os melhores clubes da Córsega querem sempre fazer frente aos grandes de França. De há muito para cá, o SC Bastia e o AC Ajaccio são os representantes mais fortes da ilha.

O Bastia, em particular, enquanto clube, juntamente com os seus adeptos, apresenta fortes elementos de nacionalismo corso. Por vezes, são mesmo separatistas e apoiam as tendências independentistas da ilha. Reforçam igualmente a identidade corsa através da utilização da língua local. A equipa e os seus adeptos são conhecidos por Turchini (corso para azuis). A apresentação de outros atributos locais é também muito comum.

Bastia contra Ajaccio, é o norte contra o sul da Córsega.
Bastia contra Ajaccio, é o norte contra o sul da Córsega.P3K / Google Maps

O mais caraterístico é, sem dúvida, a cabeça de mouro, que pode ser encontrada em toda a ilha e de muitas formas diferentes. Trata-se de um símbolo com mais de mil anos e que se refere à vitória sobre as invasões dos reis mouros, muçulmanos. A cabeça de mouro está representada na bandeira e no emblema oficiais da Córsega (é também o principal emblema da vizinha Sardenha) e o SC Bastia utiliza-a no seu logótipo. O simbolismo e atitudes do AC Ajaccio também se baseiam na tradição local. Não é exagero dizer que tudo o que é corso tem uma cabeça negra e moura.

Os clubes locais e adeptos sentem uma rivalidade com praticamente todos os adversários do continente. A rivalidade mais acesa é com o Nice e com o Mónaco. Em particular, os jogos entre Bastia (que se situa no norte da ilha, mais perto do continente francês) e Nice e Mónaco, respetivamente, são frequentemente designados por Derby de la Mediterranée ("Dérbi do Mediterrâneo"). No entanto, o duelo entre os dois grandes clubes da costa continental - Mónaco e Marselha - é também frequentemente conhecido por este nome.

O grande rival do ponto de vista dos corsos é, evidentemente, o Paris Saint-Germain, devido às tensões políticas entre a capital e a ilha. No entanto, é de notar que estas rivalidades entre as equipas da Córsega e as do continente são algo unilaterais. Só os representantes da ilha é que, de facto, suscitam tanta paixão.

Os grandes clubes franceses têm os principais rivais nas suas próprias fileiras, competindo sobretudo entre si. No entanto, a deslocação à Córsega nunca é uma viagem tranquila, onde se pode facilmente ganhar três pontos. Os duelos que mais emoções provocam de ambos os lados são as batalhas mútuas entre Bastia e Ajaccio pelo título de melhor equipa da ilha.

Norte contra Sul

O território da Córsega está dividido em duas unidades administrativas. A norte, situa-se o departamento de Haute-Corse. O seu centro é Bastia, o principal porto da ilha e a cidade com maior desenvolvimento empresarial e comercial. A parte sul é administrada pelo departamento de Corse-du-Sud. Ajaccio é a sede e a capital de toda a Córsega e a maior cidade da ilha em termos de população. As duas regiões e as suas cidades administrativas são grandes rivais. E os seus habitantes consideram-se os melhores e mais "corsos". Uma das melhores oportunidades de competição entre Bastia e Ajaccio é o futebol.

Embora o dérbi da Córsega seja atualmente disputado "apenas" na segunda divisão, isso não lhe retira importância. Ainda não há muito tempo, fazia parte do calendário da elite. Bastia e Ajaccio defrontaram-se na Ligue 1 entre 2012 e 2014 e, antes disso, durante quatro épocas, entre 2003 e 2007. Os rivais insulares também se enfrentaram na primeira divisão na década de 1970. Os maiores sucessos do futebol corso datam desta época, com o Bastia a chegar à final da Taça UEFA em 1978 (onde foi derrotado pelo PSV Eindhoven) e a vencer a Taça de França em 1981.

Historicamente, o Bastia também tem tido melhores resultados no dérbi. Até hoje, foram disputados apenas 40 confrontos. De facto, os dois clubes da Córsega frequentemente ultrapassam-se mutuamente na hierarquia do futebol francês. Os jogadores do Bastia venceram 21 duelos, enquanto o Ajaccio venceu 12 vezes. No entanto, foi o Ajaccio que venceu o último clássico no outono (2-0).

O 41.º dérbi da Córsega terá início na segunda-feira, 5 de fevereiro, às 19:45. Ambas as equipas estão mais abaixo na tabela do que gostariam de estar e precisam dos pontos deste jogo.

Próximo clássico da semana

Sábado, 3 de fevereiro.

Inglaterra - Premier League

Brighton - Crystal Palace

El Gatwicko (Dérbi do Aeroporto de Gatwick)

O dérbi entre o Brighton e o Crystal Palace, do sul de Londres, tem o nome da autoestrada M23 ou do aeroporto de Gatwick, que fica a meio caminho entre as duas cidades. Brighton fica na costa, a 75 quilómetros a sul da capital inglesa. O El Gatwicko termina frequentemente com um empate 1-1.

Países Baixos - Eredivisie

Ajax - PSV Eindhoven

De Topper (Jogo do Topo)

No futebol neerlandês, a maior rivalidade é entre o Ajax, de Amesterdão, e o Feyenoord, de Roterdão, (o chamado De Klassieker). No entanto, logo a seguir, está o confronto entre as duas equipas historicamente mais importantes. A seguir ao Ajax (36 títulos), está o PSV Eindhoven (24). O PSV também lidera de forma clara a tabela da Eredivisie na atual temporada.

Brasil - Campeonato Mineiro (liga estadual)

Atlético Mineiro - Cruzeiro

Clássico Mineiro

O Atlético Mineiro e o Cruzeiro são clubes de Belo Horizonte, a capital do estado brasileiro de Minas Gerais. O Clássico Mineiro já foi disputado mais de 500 vezes.

Domingo, 4 de fevereiro

Inglaterra - Championship (2.ª divisão)

Middlesbrough FC - Sunderland AFC

Dérbi de Tees e Wear

Para o Sunderland, tal como para o Newcastle (a sua rivalidade foi abordada anteriormente na Semana de Dérbi), outro dérbi é também disputado com o Middlesbrough, o terceiro grande clube do norte de Inglaterra. O primeiro jogo do Sunderland com o Middlesbrough esta época foi claramente a favor dos visitantes do rio Tees (Boro venceu por 4-0).

Croácia - HNL

HNK Rijeka - NK Istra 1961

Derby della Učka (Dérbi das Montanhas Učka)

A Semana de Dérbi escreveu sobre o dérbi entre os clubes da Ístria - HNK Rijeka e Istra 1961 - no início da temporada. No duelo de verão, o Rijeka goleou o rival (6-0). O segundo clássico, em outubro, terminou 1-1 e agora está agendado o terceiro jogo da época.

Brasil - Supertaça do Brasil

Palmeiras x São Paulo

Choque-Rei

Palmeiras e São Paulo são dois dos maiores e mais bem-sucedidos clubes do Brasil. Ambos estão sediados em São Paulo. O seu duelo é chamado de "Choque de Reis". Os dois clubes vão disputar a Supertaça do Brasil. Atualmente, o registo é incrivelmente equilibrado - ambas as equipas venceram 116 vezes e 112 jogos terminaram empatados.

Grécia - Superliga

Panathinaikos - Olympiakos Piraeus

Dérbi dos eternos inimigos

Os dois maiores clubes da Grécia (o Olympiakos tem 47 títulos, o Panathinaikos tem 20) e, por conseguinte, os dois maiores rivais de Atenas, defrontam-se pela quarta vez esta época. Recentemente, o Panathinaikos eliminou o Olympiakos nos penáltis, nos quartos de final da Taça da Grécia, e venceu o primeiro clássico do campeonato.

França - Ligue 1

Olympique de Lyon - Olympique de Marselha

Choc des Olympiques (Confronto dos Olímpicos)

Em outubro de 2023, o Choc des Olympiques foi adiado devido a um ataque ao autocarro da equipa do Lyon por parte dos adeptos do Marselha. O Olympique de Marselha venceu o jogo da segunda volta em dezembro por 3-0. O Lyon tem muitas contas a ajustar com o rival do sul de França.

Itália - Série A

Inter de Milão x Juventus

Derby d'Italia (Derby de Itália)

Embora o jogo entre o Inter e a Juventus não seja um dérbi citadino ou regional e ambos os clubes tenham os seus principais rivais citadinos, a sua disputa é designada por Derby d'Italia. É um dos jogos mais importantes do país, sobretudo porque as duas cidades - Milão e Turim - são grandes concorrentes económicos e políticos.

Espanha - La Liga

Real Madrid - Atlético de Madrid

El derbi madrileño (Dérbi madrileno)

O dérbi de Madrid realizar-se pela terceira vez desde o início de 2024! As duas edições anteriores foram muito interessantes. A meia-final da Supertaça de Espanha em Riade, na Arábia Saudita, terminou com a vitória do Real por 5-3 no prolongamento. Na Taça do Rei, o Atlético vingou a derrota (4-2 também no prolongamento). Agora, Real e Atlético vão defrontar-se no campeonato. O Atlético venceu o primeiro jogo em setembro por 3-1.

Brasil - Campeonato Carioca (liga estadual)

Vasco da Gama - Flamengo

Clássico dos Milhões

O clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, os dois grandes clubes do Rio de Janeiro, é chamado de Clássico dos Milhões, onde os "milhões" representam as enormes bases de fãs que os dois clubes conquistaram na década de 1920. De facto, nessa altura, os dois clubes dominavam o futebol na zona do Rio de Janeiro.

Terça-feira, 6 de fevereiro

Hungria - Liga OTP Bank

Ferencváros - MTK Budapeste

Örökrangadó (Dérbi Eterno)

O Örökrangadó ("dérbi eterno", em húngaro) é um confronto entre duas das melhores equipas da história, não só da capital Budapeste, mas também de toda a Hungria. O Ferencváros conquistou um total de 34 títulos. O MTK tem 23 campeonatos. O primeiro dérbi da época foi claramente ganho pelo Ferencváros (6-1).