Quando o Lille comprou o jovem canadiano do KAA Gent por 27 milhões de euros, em agosto de 2020, foi prometido muito. Hoje, quatro temporadas e meia depois, David não pode ser criticado por nada: correspondeu às expectativas e provou ser uma figura ofensiva fundamental para a equipa do norte da França em cada temporada.
O avançado encerrou dezembro com quatro golos e três assistências, todos extremamente importantes para o resultado.
No auge, Jonathan David foi avaliado em 60 milhões de euros e não é de se admirar que, nas últimas três temporadas, tenha sido ligado a uma transferência em quase todas as janelas possíveis - afinal, o Lille não é um clube que possa negar a si mesmo um dinheiro tão alto por um jogador de futebol.

Manter o avançado em sucessivas janelas de transferências pode acabar por ser muito prejudicial para o clube. Além do valor de mercado ter caído um quarto em relação ao auge (o Flashscore avalia-o em 45,3 milhões de euros), o contrato do jogador nunca foi renovado.
O acordo expira em 30 de junho de 2025, portanto, já a 1 de janeiro, o canadiano pode começar oficialmente a procurar um novo clube para se transferir no meio do ano, sem ter que se preocupar com a posição do Lille.
De acordo com a RMC Sport, a direçao esforçou-se para convencê-lo a prolongar o contrato, mas com o tempo a esgotar-se, as esperanças de convencer David tornaram-se pequenas.