Mais

Confirmado: Português Tony volta à Roménia para treinar o Politehnica Iasi

Tony da Silva regressa ao futebol romeno
Tony da Silva regressa ao futebol romenoProfimedia
O ACSM Politehnica Iasi, recentemente despromovido ao segundo escalão do futebol romeno, chegou a acordo com o seu novo treinador. Os dirigentes do clube anunciaram esta sexta-feira o entendimento com o técnico português Tony para um contrato de um ano, com um objetivo claro: a promoção imediata à SuperLiga.

Tony da Silva é esperado em Copou na segunda-feira para as conversações finais, a assinatura do contrato e a definição da estratégia para a época 2025-2026.

Trata-se de um regresso rápido a Iași do treinador português, que se tinha demitido do clube de Copou a 4 de setembro de 2024, após uma pesada derrota sofrida em Sibiu, um 2-6 frente ao FC Hermannstadt.

Tony tinha assumido o comando técnico da equipa a 1 de abril de 2024, sucedendo a Leo Grozavu. Apesar de ter conseguido evitar a descida direta na época 2023-2024, colocando a equipa no 12.º lugar,  uma posição acima daquela deixada por Grozavu, o seu anterior mandato foi curto.

No momento da sua demissão, na época passada, Tony deixou o Politehnica no 15.º lugar após oito jornadas. Agora, regressa com uma missão ainda mais clara: devolver Iași à primeira divisão.

Um treinador experiente

Tony Da Silva, antigo defesa-direito do CFR Cluj entre 2007 e 2011, possui um currículo vasto. Para além da sua experiência como treinador principal nas divisões inferiores de Portugal (Oliveirense, Bragança, Vilar de Perdizes e Montalegre), também trabalhou como adjunto no Académico de Viseu e no Freamunde.

Além disso, integrou a equipa técnica de Toni Conceição na seleção dos Camarões, entre 2019 e 2022, uma experiência que lhe confere uma mais-valia ao nível internacional.

Como jogador, passou por diversos clubes em Portugal: Sandinenses, GD Chaves, Estrela da Amadora, Vitória SC, Paços de Ferreira e Penafiel.

Os adeptos de Iași esperam que a experiência e determinação de Tony sejam os fatores-chave para concretizar o ambicioso objetivo do clube. A próxima segunda-feira promete ser decisiva para o futuro do Politehnica Iași.