No outono, o Pogón Grodzisk Mazowiecki era um fenómeno à escala europeia. Esteve invicto em jogos da liga desde maio de 2024 até março. Embora tenham entrado na Betclic 2. League como recém-chegados nessa altura, a deterioração dos seus resultados não foi registada.
Como resultado, os jogadores do Pogoń Grodzisk Mazowiecki rapidamente garantiram a sua segunda promoção consecutiva, desta vez para a Betclic 1. Liga. E apesar de o treinador Marcin Sasal ter recebido meses de elogios por ter levado a equipa a conquistas notáveis, o final foi extremamente amargo.
O Pogoń acaba de anunciar que o treinador foi demitido "por razões disciplinares" e não voltará ao seu posto. Por conseguinte, não irá dirigir a equipa no último jogo da época, com o adjunto Adam Mrówka a assumir o cargo de treinador.
O clube não explica o motivo pelo qual o treinador teve de se despedir do seu cargo. O Kanał Sportowy obteve a informação de que o treinador entrou em conflito aberto com os jogadores após a derrota por 2-4 contra o Hutnik, em Cracóvia. De acordo com informações não oficiais, o treinador terá feito acusações graves contra os jogadores e não regressou com a equipa a Grodzisk.
Os resultados do Pogoń, até há pouco tempo impressionantes para todo o futebol polaco, tornaram-se extremamente desfavoráveis desde o início de abril. Apenas dois jogos ganhos em nove disputados e nove golos perdidos nas últimas três filas é um saldo difícil de engolir. A promoção direta continua a ser certa, mas as hipóteses de vencer o campeonato desvaneceram-se. Ao mesmo tempo, é preciso acrescentar que, durante o período em questão, o treinador Sasal recebeu uma sanção disciplinar de cinco jogos de suspensão do PZPN por um comentário contra um árbitro e a situação na equipa ficou mais difícil.
O próprio treinador abordou a questão da separação do clube com uma breve despedida no Facebook.
"Chegou o fim do meu trabalho no Pogoń Grodzisk Mazowiecki. Gostaria de agradecer aos adeptos pelo seu apoio e motivação. As duas promoções foram para vocês e custaram-me muita saúde. Obrigado à minha família - Justyna, Staś, Ola, Antek, Julka, Zosia e Jacek. Liderei o Pogoń em 69 jogos. A minha média foi de 2,13 pontos por jogo, e poderia ter sido melhor. Esses dois anos foram uma boa época para o clube, mas nem toda a gente percebeu isso. Obrigado e até à próxima", escreveu o treinador.
Anexou à entrada uma imagem inequívoca de um cavalo a recusar água e o slogan: "Podes levar um cavalo à água, mas não podes obrigá-lo a beber. Podes mostrar a verdade a alguém, mas não o podes obrigar a pensar".
Sasal foi treinador do Pogoń a partir de julho de 2023, tendo feito duas promoções com a equipa, ano após ano. Na época de 2024/25, apesar das seis derrotas desde abril, manteve uma média muito boa de 2,06 pontos por jogo em 33 jogos.