Entrevista Flashscore a Jorge Pinto: "Queremos valorizar jogadores e clube nesta fase"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entrevista Flashscore a Jorge Pinto: "Queremos valorizar jogadores e clube nesta fase"

Jorge Pinto, treinador do Lusitânia de Lourosa
Jorge Pinto, treinador do Lusitânia de LourosaLusitânia de Lourosa FC
Terminada a epopeia de 180 jogos na fase regular da Liga 3, oito entre as 20 equipas carimbaram o passaporte para a fase de subida. A norte, Felgueiras, Lusitânia de Lourosa, Varzim e SC Braga; a sul, Académica, Atlético, Alverca e Covilhã. Agora, restam 14 jornadas para saber quais são os dois clubes que sobem diretamente para a Liga 2, além de um lugar no play-off de promoção.

Em vésperas do arranque da fase de todas as decisões, o Flashscore ouviu oito treinadores que vão lutar pela subida de divisão. Seguimos com Jorge Pinto, treinador do Lusitânia de Lourosa, que terminou no segundo lugar da Série A.

"Campeonato regular e competente"

- Como foi o trajeto do Lusitânia de Lourosa até chegar ao play-off de acesso à Liga 2?

- Começamos a temporada com o propósito de terminar nos quatro primeiros, pois sabíamos que isso nos dava imediatamente a manutenção. O clube tinha descido na sua primeira e única participação na Liga 3 e vínhamos com esse alerta. Acabamos por realizar um campeonato regular e competente ao longo do tempo, sem nunca perder a estabilidade dentro da tabela. Conseguimos o objetivo com todo o mérito e tranquilidade, em cima de muito trabalho e dedicação de vários departamentos do clube.

- Consegue apontar um momento que tenha sido particularmente importante para o Lusitânia de Lourosa conseguir este primeiro objetivo?

- Sabíamos que tínhamos algum conforto pontual, que o adquirimos com muito trabalho, e nunca entramos em desespero em alguns momentos menos positivos, como no fim do ano civil, em que perdemos com o Fafe (2-3) em casa e não conseguimos dar esse passo gigantesco rumo ao objetivo. Portanto, após a paragem para o Natal, entramos fortes, com duas vitórias - Canelas (4-0) e Trofense (1-3) - e garantimos o apuramento a duas jornadas do fim da fase regular.

A forma recente do Lusitânia de Lourosa
A forma recente do Lusitânia de LourosaFlashscore

"Somos das equipas com menos responsabilidade"

- Agora há uma espécie de reset, em que todos começam com zero pontos. O que espera desta fase de subida em que vão estar as oito melhores equipas da prova?

- Nós como uma equipa vinda do Campeonato de Portugal, vamos querer jogar para subir, naturalmente, mas somos talvez das equipas com menos responsbilidade, até pelo historial dos clubes presentes nesta fase. Estar aqui é algo inédito para nós e partimos com todo o respeito, humildade e trabalho. Vamos aproveitar esta oportunidade que conquistamos com muito trabalho para poder valorizar individualmente e coletivamente os jogadores e o clube. Em relação ao campeonato, acredito que vá ser ainda mais competitivo do que foi a fase regular e vão acabar por subir as equipas mais competentes. Não vamos desperdiçar esta oportunidade de lutar em cada jogo pelos três pontos.

- Mudou algo em termos de mensagem?

- Tem sido igual. Temos jogadores inteligentes, que percebem o nível para onde vamos. É um desafio para nós que estamos empenhados em aproveitar esta oportunidade para nos valorizarmos, embora conhecedores das dificuldades. Queremos dar uma boa resposta a este desafio grande.

Os próximos jogos do Lusitânia de Lourosa
Os próximos jogos do Lusitânia de LourosaFlashscore

- Entre os oito participantes, podemos incluir o Lusitânia de Lourosa como candidato ou favorito à subida de divisão?

- Somos uma equipa que vai jogar cada jogo com uma ambição muito grande. Nunca podemos perder a humildade. Sabemos que há equipas com mais responsabilidade, mais história e mais anos nesta divisão do que nós. Portanto, não nos esquecemos de onde vimos, mas também sabemos para onde queremos ir. Ainda assim, não podemos vir de um Campeonato de Portugal e dizer que somos candidatos a alguma coisa. Somos candidatos, sim, a jogar com ambição e respeito muito grandes. Agora se me perguntar se quero subir? Não temos nada a perder, nem nós, nem ninguém. Mais uma vez, esta é uma oportunidade para valorizar o clube e os jogadores. Depois no final fazem-se as contas. Agora não podemos ter o ónus de qualquer responsabilidade, pois dentro deste campeonato existem equipas com mais responsabilidade do que nós.

- Esta é a primeira participação do Jorge na competição. Como está a ser a experiência?

- Está a ser boa, pois está a ser de sucesso. Dentro da experiência que tinha do Campeonato de Portugal, é um upgrade muito grande a nível de valorização de equipas e organização. É algo muito mais profissional e sinto que muitas das equipas que competem neste campeoanto podiam estar tranquilamente numa Liga 2 a bater-se de forma digna. Isso diz muito da competitividade e qualidade de jogadores, treinadores e estruturas.

Lusitânia de Lourosa conta com forte apoio dos adeptos
Lusitânia de Lourosa conta com forte apoio dos adeptosLusitânia de Lourosa FC

"Os nossos adeptos têm ambição ilimitada"

- Qual a mensagem para os adeptos?

- Sabemos que os nossos adeptos têm uma ambição ilimitada, o que nos aporta muita responsabilidade. Não é preciso dizer muito, mas gostaria de lhes dizer que contamos com eles em todos os momentos, sobretudo nos mais difíceis, que possivelmente vão acontecer. A cidade e os adeptos estão eufóricos porque nunca se viram nestas andanças e estamos ansiosos para que tudo comece.

Siga a Liga 3 no Flashscore