Mais

Fernando Gomes enalteceu papel do prémio Futebol para Todos para sociedade civil

Fernando Gomes com os vencedores do prémio Futebol para Todos
Fernando Gomes com os vencedores do prémio Futebol para TodosFPF

O presidente da Federação Poruguesa de Futebol (FPF) enalteceu esta sexta-feira o papel do prémio Futebol para Todos em "envolver a sociedade civil" em temas como a discriminação e a inclusão social.

"Com a inestimável ajuda dos nossos parceiros e de grandes figuras da sociedade portuguesa, que aceitaram desde o início dignificar e valorizar esta iniciativa, este prémio pretende envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social", indicou Fernando Gomes.

A FPF realizou hoje, no auditório n.º 1 da Cidade do Futebol, uma cerimónia para a entrega dos projetos vencedores da sexta edição do prémio Futebol Para Todos, que distribuiu um prémio final de 50 mil euros entre três projetos vencedores.

O valor foi distribuído por parcelas diferentes, em grau crescente entre os terceiro e segundo classificados e o vencedor da distinção.

A escolha para a entrega do prémio passou pelo São João de Ver e o projeto 'Cada um importa', cabendo o segundo lugar à parceria entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Associação de Futebol de Lisboa (AFL), no projeto 'Violência Fora de Jogo'. Por fim, o terceiro lugar foi entregue ao projeto 'Unidos Sem Barreiras', que juntou a Fundação UNITATE e a Associação de Futebol de Évora.

A qualidade e, acima de tudo, a solidariedade demonstradas em cada um dos projetos sensibilizou Mónica Jorge, diretora da FPF, que no final concedeu declarações à imprensa presente.

"No fundo, somos todos seres humanos e importamo-nos com as dificuldades e o apoio ao próximo, independentemente das dificuldades, formas de estar e idade. É bom saber que a nossa comunidade do futebol está cada vez mais empática", reconheceu a dirigente.

O representante da instituição detentora do projeto vencedor, o São João de Ver, que disputa a Liga 3 em futebol, não escondeu o orgulho pelo êxito da iniciativa a que se associou.

"Em primeiro lugar, queremos festejar um bocadinho, porque nos dá orgulho este projeto ter sido premiado, e depois vamos sentar-nos à mesa e elaborar estratégias para pôr em prática todas as ideias que apresentámos no projeto", prometeu, satisfeito pela distinção recebida.