Mais

Liga 3: 1.º Dezembro bate Fafe (1-0), Atlético e Belenenses empatam (2-2), Lusitânia Lourosa vence Sporting B (2-1)

Atualizado
Lusitânia Lourosa levou a melhor perante os leões
Lusitânia Lourosa levou a melhor perante os leõesLusitânia de Lourosa FC
O 1.º Dezembro venceu o Fafe, por 1-0, e chegou aos 9 pontos a abrir a segunda volta da fase de apuramento de campeão da Liga 3. Já Atlético e Belenenses empataram a dois golos num dérbi de emoções fortes, na Tapadinha. Quanto ao Lusitânia Lourosa, venceu o Sporting B, por 2-1, em jogo da 8.ª jornada, e isolou-se ainda mais na liderança.

1.º Dezembro 1-0 Fafe

Os onzes de 1.º Dezembro e Fafe
Os onzes de 1.º Dezembro e FafeFlashscore

Com apenas seis pontos ao cabo de uma volta, o 1.º Dezembro encarou a receção ao Fafe como uma oportunidade crucial para ainda se intrometer nas contas da subida de divisão.

A jogar em casa... emprestada, no Complexo Desportivo do Real, a formação sintrense criou perigo logo aos 5 minutos, com Diogo Cardoso a rematar para defesa de Carlos Alves. Aos 9' respondeu o Fafe, com Tiago Leite a cabecear ao lado, antes de Tiago Leite, aos 11', rematar para defesa de Guilherme Oliveira.

Aos 14' Pedro Clemente atirou à meia volta mas ao lado da baliza do Fafe, que aos 24' voltou a ser testada, com Pedro Clemente a ver Miguel Pereira a evitar o perigo com um carrinho preciso. Aos 35' João Batista atirou para mais uma boda defesa de Guilherme Oliveira, antes de Pedro Clemente voltar a criar perigo, no 1.º Dezembro, com remate ao lado, aos 44', e um cabeceamento desviado, aos 45+1'.

E foi precisamente nos descontos da primeira parte, mais precisamente aos 45+2', que após os avisos, Pedro Clemente marcou mesmo, servido por Diogo Cardoso, com um remate fortíssimo para o 1-0.

Na segunda parte Bruninho entrou para o lugar de Pedro Matos, aos 57', e no minuto seguinte deixou o aviso, com remate ao lado. Aos 61' o Fafe ficou mesmo perto do 1-1, com remate de Tiago Leite à barra da baliza da equipa sintrense. 

A missão do 1.º Dezembro ficou mais complicada na reta final, quando Afonso Valente viu o vermelho direto, aos 81 minutos. Porém, mesmo reduzido a dez, e com cinco minutos de compensação, a formação da casa susteve a pressão do Fafe.

Com esta vitória o 1.º Dezembro chegou aos 9 pontos, menos um que o Fafe, que está agora com os mesmos 10 pontos que Atlético e Belenenses.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Atlético 2-2 Belenenses

Os onzes de Atlético e Belenenses
Os onzes de Atlético e BelenensesFlashscore

Dérbi lisboeta na Tapadinha, pautado pelo equilíbrio, com Tiago Morgado a dar o primeiro aviso para o Belenenses, aos 26 minutos, num livre que passou ao lado da baliza de Luís Ribeiro. Aos 33' foi Diogo Leitão, servido por Evandro Barros, a rematar ao lado, antes de Tiago Morgado, novamente de bola parada, atirar para defesa do guarda-redes do Atlético, aso 35'.

Ainda antes do intervalo, aos 45+1', Pipo Ferreira rematou para defesa fácil de David Grilo, na baliza dos azuis. A segunda parte, porém, começou mais movimentada e, com isso, vieram os golos.

Logo aos 46', Camilo Acosta, de cabeça, atirou ao lado da baliza do Atlético, que respondeu com o 1-0, aos 57 minutos: jogada coletiva, com Caleb a descobrir David Dinamite, que rematou para o golo.

O Atlético moralizou-se com a vantagem, o Belenenses sentiu o golo e, aos 62 minutos, Elias Franco marcou, a passe de Rúben Marques, num golo que seria anulado pelo VAR, devido a fora de jogo. O treinador do Belenenses mexeu, aos 65', lançando Midana Sambú e João Tavares, e aos 73 minutos Rodrigo Pereira atirou ao poste da baliza da formação da Tapadinha.

Ekanga Ondoa e José Varela foram apostas nos azuis para o último quarto de hora e, aos 77', Diogo Leitão fez mesmo o 1-1, num grande remate de primeira, na recarga a um pontapé de canto.

Foi a vez do Atlético mexer, com Nicolas Souza lançado aos 78', antes de Miguel Barandas, Tito Júnior e Fran González, aos 81'. E foi do banco que saiu o 2-1, aos 82 minutos, com Barandas a cruzar da esquerda para a finalização de Nicolas Souza.

Aos 84' voltou a ser do Atlético nova ocasião de perigo, com Elias Franco a rematar para bela defesa de David Grilo. A verdade é que o Belenenses conseguiu mesmo chegar a nova igualdade, aos 88 minutos: Afonso Pinto, após canto, fez o primeiro desvio e Rodrigo Pereira, de cabeça, assinou o 2-2.

Com este empate Atlético e Belenenses mantêm-se empatados na classificação, agora com 10 pontos, falhando assim a aproximação ao segundo lugar, ocupado pelo Sporting B, que tem 12 pontos.

Com esta vitória o Atlético fugiu ao Belenenses, que mantém os 9 pontos e, mais do que isso, a equipa da Tapadinha igualou os 12 pontos do Sporting, no segundo lugar da classificação.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Lusitânia Lourosa 2-1 Sporting B

Os onzes de Lusitânia e Sporting B
Os onzes de Lusitânia e Sporting BFlashscore

A jogar em casa, o Lusitânia Lourosa colocou-se na frente do marcador logo aos 4 minutos, na sequência de um canto, quando Renato surgiu ao primeiro poste para cabecear para defesa de Diego Callai. Na recarga, Dyllan Collard inaugurou o marcador.

Aos 29 minutos Sérgio Ribeiro caiu na área leonina mas o árbitro considerou simulação e mostrou o cartão amarelo ao camisola 10 da equipa da casa. Porém, aos 39', novamente e bola parada, o Lusitânia Lourosa fez o 2-0: Sérgio Ribeiro colocou a bola no primeiro poste, onde Dylan Collard desviou para o segundo poste. Totalmente solto de marcação, Bruno Faria mergulhou e cabeceou a bola para dentro da baliza. O golo foi numa primeira fase invalidado por fora de jogo mas, após revisão do VAR, contou mesmo.

Para a segunda parte João Gião, treinador do Sporting B, lançou Lucas Anjos e Rafael Besugo, antes de apostar em Gabriel Silva e Kauã Oliveira, aos 55'. Os leões tinham maior posse de bola e, aos 66 minutos, Afonso Moreira surgiu isolado nas costas da defesa do Lusitânia e, na cara de Cioletti, assistido por David Moreira, reduziu o marcador. O lance foi novamente ao VAR e, após longa espera, foi validado.

O golo animou o Sporting, Goba Zakpa, aos 76', ainda tentou uma reação da equipa de Lourosa, antes de Rodrigo Dias, aos 90', a tentar um canto direto, que terminou nas mãos de Cioletti. Já dentro dos oito minutos de compensação, aos 90+5', Marcos Valente tocou com o braço na cara de João Muniz, dentro da área do Lusitânia. Carlos Teixeira, o árbitro da partida, foi chamado ao VAR e, após longa revisão, aos 90+8', considerou falta do central do Sporting antes da infração do jogador da casa.

Com esta vitória o Lusitânia Lourosa isola-se na liderança, a abrir a segunda volta, agora com 19 pontos, mais sete que o Sporting B.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore