Recorde as incidências da partida
Após um início de época atribulado, a Académica recompôs-se, terminou a Série B no 3.º lugar e garantiu presença na fase de subida, abrindo a nova etapa diante de um Vitória SC que venceu a Série A.

No encontro que marcou o arranque desta fase, os Estudantes entraram melhor e ameaçaram a baliza do Vitória SC por António Montez (15'), que quase desviou para golo na sequência de um lançamento de Leandro Silva.
Apesar do bom início, o ritmo do jogo caiu. A Académica manteve o controlo das operações, mas não voltou a criar ocasiões de golo evidentes, com a defesa a cinco do Vitória SC a responder bem aos ataques da Briosa e Rafael Alcobia em plano de destaque no eixo defensivo dos Conquistadores.
No início do segundo tempo, o cenário alterou-se e a melhor ocasião do encontro até então pertenceu mesmo ao Vitória SC, num remate de Guilherme Paula (57') que Carlos Alves conseguiu desviar para canto. A resposta da Académica foi, no entanto, imediata e acabou por decidir o encontro.
Leandro Silva (58'), referência dos Estudantes ao longo da temporada, aproveitou um excelente passe de Beni e, de forma subtil, desviou de primeira para lá do guardião vitoriano, fazendo o 1-0.
O golo deu outra vida ao encontro, mas a Académica segurou a vantagem e confirmou um triunfo importante no arranque da fase de subida, somando os primeiros três pontos numa altura decisiva da temporada.

