Mais

Liga 3: Amarante (2-0) e Belenenses (0-1) vencem, Sporting B empata com o Varzim (1-1)

Atualizado
Belenenses subiu ao segundo lugar
Belenenses subiu ao segundo lugarOs Belenenses

O Varzim e o Sporting B empataram este domingo 1-1, na quinta jornada da fase de subida da Liga 3, resultado que deixa os leões no segundo lugar da tabela e os poveiros no quinto, a três pontos de um lugar de promoção direta. O Amarante FC venceu por 2-0 em casa do Atlético CP e somou o segundo triunfo na fase de subida. O Belenenses respondeu ao empate leonino e venceu o Fafe para igualar a equipa B do Sporting com oito pontos após vitória por 0-1.

Fafe 0-1 Belenenses

Num Estádio Municipal de Fafe bem composto, a equipa da casa procurava impor-se perante um histórico do futebol português, enquanto os visitantes pretendiam somar pontos cruciais na luta pelo regresso aos escalões superiores.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Desde o apito inicial, o Fafe demonstrou vontade de assumir o jogo, apostando na posse de bola para ultrapassar a organização defensiva do Belenenses. A primeira grande oportunidade surgiu aos 20 minutos, quando Rui Barros apareceu solto na grande área, mas o guarda-redes protagonizou uma excelente defesa. O Belenenses, por seu lado, apostava num bloco baixo e saídas rápidas para surpreender a defesa fafense.

O equilíbrio manteve-se durante grande parte do encontro, com ambas as equipas a terem dificuldades em criar ocasiões flagrantes de golo. No entanto, aos 65 minutos, o Belenenses aproveitou um erro na transição do Fafe e inaugurou o marcador através de um remate certeiro de Nuno Tomás, que não deu hipóteses ao guarda-redes adversário. O Fafe tentou reagir de imediato, carregando sobre a defesa visitante, mas encontrou um Belenenses sólido e bem organizado.

Nos instantes finais, a formação da casa fez um derradeiro esforço para chegar ao empate, mas a eficácia azul foi determinante para segurar a vantagem. Com este resultado, o Belenenses sai de Fafe com três pontos valiosos, reforçando as suas aspirações de subida ao ultrapassar a equipa fafense para subir ao segundo lugar com os mesmos oito pontos do Sporting.

As estatísticas
As estatísticasFlashscore

Amarante 2-0 Atlético

O Amarante entrou em campo determinado a conquistar os três pontos. Com um futebol apoiado e dinâmico, os comandados de Pedro Pinto impuseram um ritmo elevado desde o apito inicial. Aos 15 minutos, uma jogada coletiva culminou num remate perigoso de João Silva, que obrigou o guarda-redes adversário a uma defesa apertada.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Por outro lado, o Atlético tentou equilibrar as operações, apostando em transições rápidas para surpreender a defensiva amarantina. Contudo, a solidez defensiva do Amarante manteve o adversário longe da sua baliza durante grande parte do encontro. Aos 35 minutos, numa dessas transições, Miguel Sousa quase inaugurou o marcador, mas o seu remate saiu ligeiramente ao lado. Hélder Pedro (39'), apenas quatro minutos depois, abriu o ativo.

No segundo tempo, o Amarante manteve a pressão alta e, aos 60 minutos, viu a sua persistência recompensada. Num lance de bola parada, Carlos Mendes cabeceou para o fundo das redes, colocando a equipa da casa em vantagem. Após o golo, o Atlético tentou reagir, mas esbarrou sempre na organização defensiva do Amarante, que soube gerir a vantagem até ao apito final.

Com esta vitória, o Amarante soma três pontos importantes na luta pela subida, enquanto o Atlético CP caiu para último, com apenas cinco pontos.

Estatísticas
EstatísticasFlashscore

Varzim 1-1 Sporting B

Os poveiros precisavam de ganhar para voltar a reentrar na luta pelos lugares cimeiros e igualar os rivais desta manhã na classificação, segundos classificados, e aproximarem-se do Lusitânia de Lourosa que, no sábado, venceu o 1.º Dezembro e isolou-se ainda mais na liderança.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Num duelo equilibrado, a primeira grande oportunidade pertenceu aos anfitriões a meio do primeiro tempo, num remate de Rúben Oliveira que parecia destinado ao fundo das redes até ser travado pelo ferro. No segundo tempo, porém, foram os leões a passar para a frente, por intermédio de Flávio Gonçalves, aos 60 minutos, um golo que esteve em análise devido a um possível fora de jogo, mas que foi eventualmente confirmado.

A resposta varzinista demorou cerca de 10 minutos a aparecer, na primeira fuga de Angel Gomes pelo flanco direito, cujo cruzamento foi travado pela mão de Lucas Taibo, num lance infeliz do defesa. Chamado a converter, Cláudio Araújo não perdoou e restabeleceu o empate, que se manteve até ao apito final, apesar da maior pressão do Varzim e das transições do Sporting B.

A última grande oportunidade caiu nos pés de Mauro Couto, cujo remate desviado por um defesa saiu muito perto do ângulo em tempo de descontos, enquanto os caseiros ameaçaram de meia distância num forte remate de Hircane Graça.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore