Ponto final na primeira fase da Liga 3. Este fim-de-semana disputou-se a 18.ª e última jornada do terceiro escalão do futebol nacional, onde ficou definida a composição da etapa seguinte onde se vai subir quem vai subir e quem vai descer.
Série A:
A Norte já estava praticamente tudo resolvido. Lusitânia de Lourosa, Varzim e Fafe entravam para esta derradeira ronda com presença assegurada entre os primeiros quatro e uma hipótese de lutar pela subida de divisão. O único lugar por definir era o último, com Amarante, SC Braga B e Trofense a entrarem com aspirações.
Contudo, os amarantinos tinham tarefa facilitada diante do frágil Vilaverdense, último classificado, e com um triunfo por 1-0 (Abdou Zangré aos 41’) carimbaram a presença na fase de subida, naquela que foi a estreia nesta Liga 3.
O SC Braga B foi surpreendido pela Sanjoanense com um empate a duas bolas (2-2), enquanto o Trofense caiu (0-1) na receção ao líder Lusitânia de Lourosa. Nos outros jogos, o Varzim foi derrotado pelo São João de Vêr (4-1, com João Victor a fazer um hat-trick) e o Fafe empatou com o Anadia (1-1).

Fase de subida: Lusitânia, Varzim, Fafe, Amarante
Fase de manutenção: SC Braga B, Trofense, São João Vêr, Anadia, Sanjoanense e Vilaverdense.

Série B:
A Sul havia mais coisas por resolver. O Atlético CP e o 1.º Dezembro já tinham garantido o bilhete para a luta da subida de divisão. De resto, Belenenses, Sporting B, Académica, União de Santarém entravam com esperança de alcançar uma das duas últimas vagas.
E acabaram por ser os dois clubes de lisboetas a festejar. Num clássico do futebol português, o Belenenses conseguiu anular a Académica (0-0) e assegurou o terceiro lugar, apesar de ter conseguido apenas um triunfo nas últimas cinco jornadas.
Igualmente sofrido foi o apuramento dos jovens leões, que empataram diante do último classificado Lusitânia dos Açores (2-2), num jogo em que esteve a perder por duas ocasiões. O União de Santarém perdeu na visita ao Covilhã (3-1) e acabou por falhar a hipótese de subida, já que os três pontos seriam suficientes para o quarto lugar.
O Atlético carimbou o primeiro posto ao bater o Oliveira do Hospital (2-0). Enquanto o 1.º Dezembro empatou a uma bola com o Caldas (1-1).
Fase de subida: Atlético CP, 1.º Dezembro, Belenenses, Sporting B
Fase de manutenção: Académica, União Santarém, Caldas, Covilhã, Oliveira do Hospital e Lusitânia.

Fase de subida
As oito equipas vão disputar uma fase única, com duas voltas (jogos como visitado e visitante), com todos os conjuntos a iniciarem com zero pontos. O primeiro e o segundo classificado asseguram a subida direita, enquanto o terceiro vai disputar um play-off com o 16.º da Liga 2.
Fase de manutenção
Os 12 clubes restantes vão ser novamente divididos em duas séries, com o critério geográfico a prevalecer. Vão defrontar-se a duas voltas (como visitado e visitante), sendo que arrancam esta fase com uma bonificação relativamente à prestação na fase regular (a classificação vale pontos, tal como os que foram amealhados na primeira fase). Os dois últimos de cada série, ou seja, quatro emblemas, vão descer.
Confira os pontos com que cada clube vai começar segundo a tabela de bonificações da Federação Portuguesa de Futebol:
Série A: SC Braga B (10 pontos), Trofense (8 pontos), São João Ver (6 pontos), Anadia (4 pontos), Sanjoanense (2 pontos), Vilaverdense (0 pontos).
Série B: Académica (9 pontos), União Santarém (7 pontos), Caldas (6 pontos), Covilhã (5 pontos), Oliveira do Hospital (3 pontos), Lusitânia (1 ponto).