Liga 3: Felgueiras garante fase de subida; Académica segura liderança

Felgueiras está na fase de subida
Felgueiras está na fase de subidaFelgueiras

Na 14.ª jornada da Liga 3, a Série B ficou marcada pelos deslizes dos primeiros classificados, que permitiram à Académica manter a liderança, mas agora com Covilhã e Sporting B a um ponto, Atlético CP a dois. Na Série A, o Felgueiras continua imparável e aumentou fosso da liderança, sendo que já tem um lugar garantido entre os quatro primeiros.

Os resultados da Liga 3
Os resultados da Liga 3Flashscore

Série A

Varzim 1-2 Trofense

A perder gás (não vence há três jogos), o Varzim caiu definitivamente dos quatro primeiros lugares (que dão acesso à fase de subida) após a derrota na receção ao Trofense, a segunda caseira.

Num jogo quentinho (três expulsões, duas por agressão), o Trofense colocou-se em vantagem por Wilson Silva (34 minutos). Nuno Pereira (66 minutos) ainda empatou para a equipa poveira, mas Berna Couto (72 minutos) foi o herói da equipa da Trofa, que terminou a partida reduzida a nove.

Felgueiras 3-0 Sanjoanense

A fazer uma fase regular praticamente imaculada (11 vitórias e um empate em 14 jogos), o Felgueiras carimbou o bilhete para a fase de subida com uma folgada vitória sobre a Sanjoanense. Os autogolos de Gustavo Fernandes (24 minutos) e Tamble Monteiro (32 minutos) com o tento de Bruninho (38 minutos) selaram o resultado ainda no primeiro tempo.

Com quatro jornadas por disputar (12 pontos), o Felgueiras soma 34 e leva uma vantagem de 15 em relação ao Varzim, primeira equipa fora da zona de subida.

Lusitânia 2-3 Fafe

Emoções fortes em Lourosa, num jogo que teve duas recuperações e um golo aos 90 minutos. No final, foi o Fafe que triunfou e reduziu a distâncias para o segundo classificado Lusitânia.

Pedro Matos (15 minutos) abriu o ativo para os forasteiros que tiveram uma oportunidade de ouro para dilatar a vantagem no primeiro o tempo. Contudo, Joel Silva viu José Castro segurar o penálti e o 1-0 manteve-se até ao final do marcador.

No segundo tempo, o Lusitânia chegou ao empate em duas ocasiões. Ivanildo Nhaga (64 minutos) igualou num primeiro momento, Diogo Castro (69 minutos) devolveu a vantagem ao Fafe, com Jefferson Nem (72 minutos) a deixar tudo igual.

Contudo, aos 90+3 minutos, Pedro Matos tornou-se no herói e fez o 3-2 final. Resultado que permitiu ao Fafe saltar do oitavo lugar para o terceiro posto.

Vianense 0-0 Canelas 2010

Único jogo desta 14.ª jornada da Série A que não teve golos. Vianense e Canelas 2010, duas das equipas menos concretizadoras, não conseguiram encontrar o caminho da baliza e levaram um ponto para casa cada.

SC Braga B 4-0 Anadia

Uma exibição inspirada de Luís Asué (14 e 55 minutos) e os golos de João Gonçalves (45+1 minutos) e André Lacximicant (90+2 minutos)  permitiram ao SC Braga somar um importante triunfo diante do Anadia.

Resultado que permitiu aos arsenalistas subirem ao quarto lugar com 19 pontos, os mesmos do Fafe e Varzim e entrar em zona de acesso à fase de subida.

A classificação da Série A
A classificação da Série AFlashscore

Série B

Académica 0-0 Sporting B

Duelo importante, entre duas equipas com ambição de subir, mas na qual nenhuma conseguiu encontrar o caminho da baliza. Académica e Sporting B não saíram do nulo em Coimbra, num jogo em que os guarda-redes brilharam.Carlos Alves e Diego Callai foram instrumentais, sendo que os estudantes confirmaram o estatuto de melhor defesa da Série, com apenas 11 golos sofridos.

Ainda assim, a Académica conservou a liderança, com 25 pontos, fruto do deslize do Covilhã. O Sporting B está na terceira posição e viu o Atlético aproximar-se.

Alverca 2-2 Covilhã

Depois de saber do deslize da Académica, o Covilhã chegou a Alverca de olhos postos na liderança da Série B, mas acabou por ser travado no Ribatejo.

Gildo Lourenço (19 minutos) e Bruno Reis (66 minutos) deixaram os serranos em vantagem por duas ocasiões, mas um bis de Luiz Miguel (57 e 82 minutos) permitiu ao conjunto de Vila Franca de Xira somar um precioso ponto que o deixa às portas da fase de subida.

Oliveira do Hospital 2-1 Caldas

Após quatro derrotas consecutivas, o Estádio Municipal da Tábua voltou a sorrir. O Oliveira do Hospital venceu o Caldas (2-1) e ainda pode sonhar com a chegada à fase de subida.

Um golo de Romário Carvalho (17 minutos) e outro de Valter Zacarias (54 minutos) permitiram aos anfitriões fazerem a festa. Gonçalo Chaves (70 minutos) ainda reduziu para a equipa do Oeste, mas o empate não chegou.

Amora 3-0 Pêro Pinheiro

Com 45 minutos de excelência, o Amora somou novo triunfo na Série B. João Oliveira (3 minutos), Bruno Figueiredo (24 minutos) e Vasco Sousa (45 minutos) fecharam o resultado no primeiro tempo, que permite à equipa da Margem Sul sonhar com a fase de subida.

1.º Dezembro 1-2 Atlético CP

O conjunto de Alcântara foi o grande vencedor desta ronda na Série B. A perder a 20 minutos do fim, depois de Idrisa Sambú ter colocado o 1.º Dezembro em vantagem, o Atlético CP conseguiu resgatar três preciosos pontos.

Um bis de Balotelli (82 e 85 minutos) garantiu a reviravolta do Atlético CP, que ultrapassou o Alverca e voltou a entrar em zona de subida. De resto, foi a única equipa de entre os cinco primeiros classificados a conseguir vencer.

A classificação da Série B
A classificação da Série BFlashscore

Menções