Mais

Liga 3: João Muniz salva Sporting B no Restelo (1-1), Lourosa cada vez mais perto da subida (2-1)

Atualizado
Belenenses deixou escapar triunfo no tempo de descontos
Belenenses deixou escapar triunfo no tempo de descontosBelenenses
O Lusitânia de Lourosa recebeu e vence o Fafe com golos de Sérgio Ribeiro e Goba Zakpa, aos 27 e 70 minutos, anulando o empate conseguido por Tiago Leite, aos 45+6'. Com este triunfo, a turma de Pedro Miguel soma 22 pontos na liderança da fase de apuramento da Liga 3, com sete de vantagem, à condição, do terceiro classificado que vai a play-off, a quatro jornadas do fim. Belenenses e o Sporting B empataram 1-1 no Estádio do Restelo, num jogo intenso e equilibrado, que terminou com um golo nos descontos de João Muniz a evitar a derrota leonina.

Belenenses 1-1 Sporting B

Com a luta pela promoção a apertar, Belenenses e Sporting B entraram em campo determinados a somar pontos essenciais, numa altura em que o Lusitânia parece bem encaminhado rumo à subida.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

A equipa da casa entrou forte e logo nos primeiros minutos ameaçou a baliza de Diego Callai por intermédio de Danny Tavares. O Sporting respondeu à altura, criando também boas oportunidades para inaugurar o marcador. A falta de eficácia e o poste — que travou o remate de Mauro Couto aos 43 minutos — impediram que o resultado se alterasse antes do intervalo, refletindo um 0-0 que pouco dizia sobre um jogo aberto e com claras intenções ofensivas de parte a parte.

O ritmo manteve-se elevado na segunda parte, com o Belenenses novamente a criar perigo, desta vez por Diogo Leitão. O Sporting ainda introduziu a bola na baliza por José Silva (60’), mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Foi nesse momento que o Belenenses começou a assumir maior protagonismo e acabou por ser premiado. Midana Sambú esteve perto de inaugurar o marcador, mas foi Afonso Pinto (72’) quem, com um excelente golpe de cabeça, fez o golo que valeu três pontos cruciais para a formação do Restelo.

Contudo, o Sporting não desistiu e foi recompensado já em tempo de compensação, com João Muniz (90+3') a surgir na área para fazer o empate e gelar os adeptos azuis, que já festejavam uma vitória crucial, na sequência de um canto.

Com este empate, o Sporting mantém-se no 2.º lugar, com 16 pontos, mais dois do que o Belenenses, que soma os mesmos 14 pontos do Varzim — adversário dos azuis na próxima jornada. Já os leões, que resgataram um empate importante, deslocam-se ao terreno do 1.º Dezembro, último classificado nesta fase de subida.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Lusitânia 2-1 Fafe

Os leões entraram na partida impulsionados pelos adeptos, mas foram os justiceiros que começaram melhor com bom envolvimento coletivo, principalmente perto dos 20 minutos em que tiveram três aproximações perigosas. 

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

No entanto, aos 26', o talento individual de Miguel Pereira veio ao de cima, ao ultrapassar um adversário antes de ser derrubado em falta por Vasco Braga dentro da grande área. Chamado a converter, Sérgio Ribeiro não perdoou e atirou um remate forte e rasteiro, fora do alcance de Miguel Alves. 

A festa nas bancadas foi temporiamente interrompida pela lesão do guardião da casa Guilherme Cioletti, que saiu em lágrimas e foi rendido por Ricardo Moura, um estreante na competição aos 36 anos. Já em cima do descanso, o Fafe viu recompensada a superioridade na primeira parte, numa jogada paciente no último terço, que acabou com o cruzamento perfeito de Bruninho para a entrada de rompante de Tiago Leite, aos 45+6 minutos..

No reatamento, foi o Lourosa a voltar mais perigoso nos balneários, com Dylan Collard a desperdiçar o que parecia fácil num desvio na pequena área por cima da trave, depois de alguma confusão no primeiro poste. O Fafe ainda mexeu, mas não conseguia segurar o ímpeto dos anfitriões, com Miguel Pereira a ficar muito perto de devolver a liderança, num livre lateral.

Pedro Miguel refrescou a frente de ataque com a entrada do experiente Arsénio, que viria a ser decisivo, mas imediatamente após as alterações, foi o Fafe que acertou na trave com um cruzamento traiçoeiro de João Oliveira. No entanto, com apenas cinco minutos em campo, o avançado recém-lançado pelo Lourosa apareceu sozinho na área e aproveitou a escorregadela de um defesa para oferecer o golo a Goba Zakpa, que só teve de encostar, aos 70'.

A partir daí, os leões controlaram as incidências até aos descontos, quando o ambiente voltou a aquecer! No último minuto, Pedro Matos rematou da entrada da área para uma ótima estirada de Ricardo Moura e, pouco depois, o mesmo avançado fez um grande remate de pé esquerdo, de primeira, que bateu com um estrondo na trave.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore