À entrada para esta última jornada, o Sporting B partia na pole para acompanhar o campeão Lusitânia de Lourosa na subida à Liga 2 e dependia apenas de si na receção ao Amarante. O Belenenses precisava de um escorregão dos leões e de fazer melhor que estes na receção ao campeão Lourosa, enquanto o Varzim só podia chegar a posição de play-off, precisando de vencer o Fafe e de um escorregão dos azuis.

Sporting B 3-0 Amarante
Totalmente dependentes de si, os leões entraram na mó de cima perante uma equipa que não tinha nada a ganhar e ainda menos a perder. Aos seis minutos, Afonso Moreira desperdiçou uma boa ocasião para abrir o ativo, mais tarde foi a vez de José Silva cabecear para boa defesa de Rafael Flores. O domínio viria a ser traduzido em golo, aos 34 minutos, numa grande arrancada de Salvador Blopa, que Rafael Besugo empurrou a algum custo para o fundo das redes. Foi o segundo golo do miúdo de 17 anos na Liga 3.

Pouco depois, Afonso Moreira cabeceou em posição privilegiada para uma grande defesa de Rafael Flores, que segurou o 1-0 ao intervalo. Depois de duas boas ocasiões, o avançado leonino acabaria mesmo por marcar, aos 61 minutos, depois de uma falha do guardião que deixou a bola nos pés de Afonso Moreira que, desta vez, não perdoou e apontou o seu oitavo golo - melhor marcador da equipa.
O jovem deu lugar a Gabriel Silva que precisou de menos de 10 minutos em campo para deixar a sua marca em campo, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Ainda assim, os verde e brancos fizeram a festa em Alcochete e celebraram a subida de divisão para a Liga 2, onde já não marcam presença desde 2017/18.
Belenenses 1-1 Lusitânia de Lourosa
Os azuis do Restelo tiveram uma entrada forte perante o campeão, talvez para marcar cedo e colocar a pressão para os lados de Alcochete. Afonso Pinto tentou abrir o marcador de cabeça, negado por uma grande intervenção de Guilherme Cioletti. Ainda assim, aos 20 minutos, Sambú foi derrubado dentro de área e Rodrigo Pereira não perdoou, colocando os anfitriões em vantagem.

Sambú podia ter dobrado a vantagem no frente a frente com Cioletti, mas o guarda-redes levou a melhor e, aos 30', João Vasco apareceu no sítio certo para dar seguimento ao bom trabalho de Miguel Pereira e fez o empate 1-1, com que se chegou ao intervalo.
No reatamento, o Belenenses voltou com tudo do balneário e teve algum azar na finalização: Diogo Leitão acertou num adversário e Rodrigo Pereira rematou à barra em lances consecutivos, enquanto do outro lado brilhou David Grilo com uma grande defesa e Miguel Pereira desperdiçou a reviravolta dos campeões depois de aparecer isolado.
Bastava um golo dos leões de Lourosa para atirarem os azuis do Restelo para o quarto lugar e esse tento quase chegava a 10 minutos do fim, quando Sérgio Ribeiro surgiu isolado, mas os anfitriões aguentaram o empate e conseguiram garantir a presença no play-off de subida, onde vão enfrentar o Paços de Ferreira.
Varzim 5-3 Fafe
Os adeptos poveiros encheram o estádio no apoio à equipa que tinha menos hipóteses de continuar na luta pela subida de divisão, já que só podiam chegar ao play-off. Os primeiros instantes foram de equilíbrio, até que à passagem da meia hora houve de tudo um pouco. Primeiro o susto, com Tiago Leite a colocar os justiceiros em vantagem através da marca do castigo máximo. Porém, cinco minutos depois, Cláudio Araújo fez o empate após cruzamento de Joel Monteiro.

Sem alterações até ao intervalo, o arranque da segunda parte foi de loucos. Cláudio Araújo fez a reviravolta em contra-ataque, aos 48', Picas voltou a empatar, aos 50', e o avançado varzinista completou o hat-trick, de grande penalidade, aos 54', para fazer o 3-2.
Ainda insatisfeito depois de já ter feito um hat-trick na semana passada, o médio de 22 anos melhorou o registo individual e assinou mesmo um poker depois de uma saída precipitada de Francisco Enes. À entrada para os últimos 10 minutos, Tiago Leite bisou e reduziu distâncias, mas já em tempo de descontos Lourenço Henriques fez o 5-3 final. Os poveiros terminaram no quarto lugar e vão passar mais um ano no terceiro escalão.