Recorde as incidências da partida
Com Atlético e Lusitano atentos a um possível deslize, a equipa orientada por Carlos Fernandes entrou determinada a decidir o seu próprio destino. Ainda assim, foi o Belenenses a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, por intermédio de Eduardo Souza, após assistência de Diogo Cabral, num lance que gerou muitos protestos por parte dos homens da casa.
A resposta do União de Santarém foi imediata e eficaz. Aos 37 minutos, Bruno Ventura restabeleceu a igualdade com um golo de belo efeito e, ainda antes do intervalo, aos 41, Éberth consumou a reviravolta, finalizando com sucesso após passe de Pedro Pereira.
Na segunda parte, o União de Santarém geriu a vantagem, enquanto as atenções se dividiam também pelos outros campos. Aos 73 minutos, o Atlético ficou matematicamente afastado da luta pelo apuramento, ao sofrer o segundo golo do Mafra.
Já o Lusitano ainda manteve a esperança aos 81 minutos, quando Rodrigo Monteiro marcou o golo do empate na visita ao 1.º Dezembro, mas o União de Santarém conseguiu segurar a vantagem diante os azuis do Restelo até ao apito final, confirmando a presença na fase de subida.
