Síntese Liga 3: Ainda muitos candidatos a Norte, Covilhã junta-se à festa a Sul

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese Liga 3: Ainda muitos candidatos a Norte, Covilhã junta-se à festa a Sul

Covilhã venceu jogo de fortes emoções contra a Académica
Covilhã venceu jogo de fortes emoções contra a AcadémicaSporting Clube da Covilhã
Na 17.ª jornada da fase regular da Liga 3, o Covilhã juntou-se ao grupo de apurados para a fase de subida da Liga 3. Ainda há muito para decidir na próxima ronda.

Série A

SC Braga B 0-0 Fafe

Num duelo direto pelo acesso à fase de subida, o Fafe empatou na visita à equipa B bracarense e caiu da zona de play-off.

O jogo pautou-se na globalidade pelo seu equilíbrio, embora seja justo destaca o guarda-redes Gabriel Souza (Fafe), que impediu a festa de André Lacximicant.

Com este empate, continua tudo em aberto para as duas equipas, isto em vésperas de ser disputada a 18.ª e última jornada da fase regular da Liga 3.

Canelas 2010 1-0 Trofense

O inevitável Alex Tanque regressou aos golos e fez regressar o Canelas aos triunfos, na receção ao Trofense, que mantém a equipa de Pedro Lomba de olho no play-off e afastou os forasteiros.

A expulsão de Ousmane Diagne, aos 42 minutos, numa fase em que o conjunto da Trofa até estava por cima do jogo, foi um rude golpe para as aspirações da turma liderada por Nuno Manta Santos.

O golo que decidiu a partida surgiu através da conversão de uma grande penalidade, em cima do apito para o intervalo.

Anadia 0-0 Lusitânia de Lourosa

Perante um já apurado Lusitânia de Lourosa, o Anadia não conseguiu sair do nulo e confirmou a impossibilidade de terminar a fase regular num dos quatro primeiros lugares. 

Os bairradinos tiveram boas oportunidades na reta final do encontro, nomeadamente pelos pés de Tiago Leite, mas reinou o desperdício e o 0-0 perdurou até ao último apito. Com este resultado, seguem para a fase de manutenção.

AD Sanjoanense 0-3 Varzim

Em mais um jogo com os olhos postos na fase de subida, o Varzim, de Vítor Paneira, deu uma resposta inequívoca e depende, agora, apenas de si para confirmar um lugar na fase de subida.

Num jogo praticamente de sentido único, João Vieira (17 g.p.), Vasco Braga (53) e Léo Teixeira (90+5) anotaram os golos que valeram o triunfo ao conjunto da Póvoa de Varzim. Já os sanjoanenses, que somaram a quarta derrota consecutiva, seguem para a fase de manutenção.

Felgueiras 1932 2-0 Vianense

Em pólos opostos, o Felgueiras deu mais uma prova do motivo para ser há muito líder incontestável da Série A.

A equipa de Agostinho Bento triunfou na receção ao lanterna-vermelha Vianense, com Bruninho (24) a abrir a contagem e Miguel Pereira (87) a confirmar o favoritismo caseiro.

A uma jornada do fim, Felgueiras e Lusitânia de Lourosa já carimbaram o seu passaporte para fase de promoção, enquanto Anadia, AD Sanjoanense, Trofense e Vianense seguem para a fase de manutenção. Varzim, Braga B, Canelas e Fafe disputam as duas vagas que faltam.

Tabela classificativa da Série A
Tabela classificativa da Série AFlashscore

Série B

Alverca 1-0 Sporting B

Os ribatejanos empurraram os "bês" leoninos para fora da zona de acesso à fase de subida, dando um passo sólido para atingir, precisamente, esse objetivo.

Um golo solitário de João Costa, aos 13 minutos, foi suficiente para a equipa de João Pereira agarrar os três pontos.

Miguel Menino ainda atirou uma bola à barra, naquela que foi a melhor oportunidade para o Sporting B nos 90 minutos.

Pêro Pinheiro 1-2 Caldas

Ainda que seja (muito) difícil subir ao 4.º lugar na última jornada, o Caldas manteve acesa a luz da esperança, depois de dar a volta na visita ao Pêro Pinheiro.

Após uma primeira parte sem golos, Sidney Osei colocou a equipa da casa em vantagem, aos 66 minutos.

José Vala respondeu à desvantagem praticamente de imediato com três alterações de uma assentada, sendo que uma delas revelou-se bastante acertada: Henrique Henriques bisou (73 e 86) confirmou a reviravolta do Caldas.

Atlético 1-0 Oliveira do Hospital

No dia em que o treinador Tiago Zorro cumpriu o jogo 100 ao serviço do conjunto de Alcântara, o Atlético deu um passo muito firme rumo à fase de subida da Liga 3.

O conjunto da Tapadinha reservou para si a criação das principais oportunidades da partida, com David Silva a anotar o golo que valeu o triunfo, aos 38 minutos.

1.º Dezembro 0-0 Amora

Já sem qualquer hipótese de terminar a fase regular num dos quatro primeiros lugares, 1.º Dezembro e Amora não foram além de um empate sem golos no Estádio do Bonfim, em Setúbal.

Apesar de algumas boas oportunidades para os dois lados, ninguém foi capaz de desatar o nulo e cada equipa levou um ponto para casa.

Covilhã 3-2 Académica

Depois de viver um momento particularmente difícil dentro e fora de campo, o Covilhã acertou o passo e somou a segunda vitória consecutiva no campeonato, que permitiu à equipa de Alex Costa confirmar um lugar na fase de subida.

A Académica de Coimbra, já apurada, apresentou-se em campo com nove alterações em relação ao último jogo, mas ainda assim foram os estudantes a abrir o marcador, graças a um auto-golo de Michel Camargos (17).

Os serranos deram a volta ao resultado ainda no primeiro tempo - Gilberto Silva (34 g.p.) e Diogo Ferreira (45+4) -, mas Fausto Lourenço voltou a restabelecer a igualdade (55 g.p.).

No entanto, o dia era dos serranos e de Gilberto Silva, que anotou o 3-2, à passagem da hora de jogo.

A zona sul tem também dois lugares em aberto, apesar de o Atlético precisar de apenas um ponto para acompanhar serranos e estudantes. Alverca, Caldas e Sporting B ainda lutam por uma vaga.

Tabela classificativa da Série B
Tabela classificativa da Série BFlashscore
Menções