O clube sediado em Melbourne, que conquistou o título da Liga pela primeira vez em 2022, não terá equipas nas ligas masculina e feminina na próxima campanha devido a dificuldades financeiras que levaram à revogação da licença do clube no mês passado.
O recurso contra esta decisão - foi tomada depois de o clube ter tido dificuldades em pagar aos jogadores e às autoridades fiscais australianas - deverá ser ouvido esta semana.
"O Western United toma conhecimento da atualização de hoje da Liga Profissional Australiana (APL), que confirma que o acordo de participação do clube será colocado em hibernação para a época 2025/26 da A-League", refere o comunicado.
"Esta decisão, tomada em estreita consulta com a APL, é um passo estratégico que nos permitirá redefinir e posicionar o Western United para um futuro mais forte no futebol australiano. Aos nossos jogadores, treinadores e funcionários da A-League, dizemos simples e sinceramente: lamentamos. A incerteza que enfrentaram não é o que mereciam. Reconhecemos que este tem sido um período incrivelmente difícil", continua.
A mudança significa que a nova época da liga masculina terá início a 17 de outubro com 12 equipas, enquanto a competição feminina contará com 11 clubes. A decisão permite que atletas de ambas as equipas encontrem outros clubes antes do encerramento do período de inscrição para a nova campanha.
Enquanto as equipas seniores serão colocadas em pausa para a próxima época, a academia continuará a funcionar, e o Western United sublinhou que o clube regressará à A-League dentro de 12 meses.
"Vamos ser absolutamente claros: isto não é uma despedida, nem um passo atrás. Trata-se de um investimento no nosso futuro, um movimento pró-ativo que nos permitirá reiniciar e regressar revitalizados", garantiu o clube.