Juan Mata concretizou aquela que poderá ser a última transferência de uma carreira histórica, ao juntar-se ao seu oitavo clube profissional. O espanhol muda-se agora para o AAMI Park para permanecer na A-League.
Na temporada 2024/25, Mata disputou 23 partidas pelos Wanderers, apontando o seu primeiro e único golo na derrota por 3-2 diante do Macarthur Bulls, no dia de Ano Novo.
Curiosamente, o seu último jogo pelo Western Sydney foi uma breve aparição de 18 minutos, saindo do banco, na derrota por 2-1 frente ao seu novo clube, em jogo de eliminação.
Assim, presume-se que Mata será peça central nos planos do treinador do Victory, Arthur Diles, pelo menos nas primeiras jornadas da época 2025/26, que arranca a 18 de outubro no AAMI Park, frente ao campeão em título Auckland FC.

Desde a estreia na equipa de reservas do Real Madrid em 2006/07, Mata soma quase 700 jogos como profissional. Jogou 129 vezes pelo Valencia antes de se tornar figura na Premier League, com 278 jogos repartidos entre Chelsea e Manchester United.
Desde a saída de Old Trafford, porém, viveu anos mais irregulares, sem conseguir afirmar-se no Galatasaray, no Vissel Kobe (J1 League) e, mais recentemente, nos Wanderers.
“Temos muita sorte em acrescentar ao plantel alguém com a experiência e o caráter de Juan”, disse Arthur Diles, treinador do Melbourne Victory, esta terça-feira.
“Estamos entusiasmados por recebê-lo no balneário, onde acreditamos que a sua liderança e conhecimento do jogo vão elevar toda a equipa. As ambições de Juan para esta época, bem como o seu longo historial de sucesso, alinham-se perfeitamente com os nossos objetivos de lutar por troféus.”
Descrito por Mata como “um dos clubes mais respeitados da Liga”, o Victory é o novo destino do espanhol. “Estou entusiasmado por esta mudança para Melbourne. Estou motivado para ajudar a equipa a conquistar troféus e para trabalhar com o clube num plano a longo prazo que fortaleça o futebol no país.”