Mais

Açorianos levaram a guitarra mas foi dia de Shamrock: Santa Clara perde 1.ª mão do play-off

Mândroiu fez o golo da reviravolta do Shamrock Rovers
Mândroiu fez o golo da reviravolta do Shamrock RoversOpta by Stats Perform/Shamrock Rovers FC

O Santa Clara perdeu esta quinta-feira, por 1-2, diante do Shamrock Rovers, na 1.º mão do play-off da Liga Conferência. No Estádio de São Miguel, os açorianos até marcaram primeiro, aos 21 minutos, por Vinícius Lopes, mas os irlandeses deram a volta ao marcador, com golos de Grant (43') e Mândroiu (66').

Recorde as incidências da partida

Com zero pontos na Liga Portugal, ao cabo de duas jornadas, mas imaculado nas competições europeias, o Santa Clara recebeu o líder isolado da liga da República da Irlanda, o Shamrock Rovers, e desde cedo mostrou ambição dentro das quatro linhas.

Os onzes de Santa Clara e Shamrock Rovers
Os onzes de Santa Clara e Shamrock RoversFlashscore

Os irlandeses entraram em São Miguel apostando no jogo direto, mas a primeira ocasião pertenceu ao Santa Clara, aos 7 minutos, com João Costa a servir Gabriel Silva, que isolou-se mas rematou ao lado, já em fora de jogo. Aos 11' o mesmo Gabriel Silva atirou a rasar a baliza irlandesa, antes de Serginho, em cima do quarto de hora, rematar ao lado.

Aos 21 minutos o Santa Clara capitalizou o ascendente com o 1-0, com Vinícius Lopes a aproveitar uma defesa incompleta de McGinty para, na recarga, assinar o golo dos açorianos. 

Aos 35 minutos Gabriel Silva, em boa posição, perdeu nova ocasião, antes de Grant visar a baliza açoriana, com um remate ao lado, aos 37'. Aos 38' valeu Cleary ao Shamrock Rovers, evitando que Vinícius Lopes pudesse ficar com tudo para bisar.

E quando tudo se encaminhava para intervalo, aos 43 minutos, Grant aproveitou o espaço dado pelo Santa Clara e rematou para o 1-1, com a bola a desviar ainda em Luís Rocha, enganando Gabriel Batista.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Para a segunda parte nenhuma das equipas mexeu nos onzes iniciais, e com o Santa Clara a marcar logo aos 49 minutos, quando na sequência de um livre, com defesa incompleta de McGinty, Luís Rocha marcou mas em posição de fora de jogo. Aos 57' foi o Shamrock a ver o segundo golo anulado, por posição irregular de Roberto Lopes, antes de Gaffney encostar para a baliza de Gabriel Batista.

Aos 62 minutos Vasco Matos, através do adjunto Leandro Pires, uma vez que o técnico dos açorianos cumpriu castigo, apostou em Wendel Silva e Miguel Pires, nos lugares de João Costa e Diogo Calila. Aos 66', porém, após falta para amarelo de Serginho, o Shamrock voltou a ser letal, com Watts a bater o livre, Honohan a ganhar de cabeça dentro da área e Mândroiu a rematar para o fundo da baliza de Gabriel Batista.

O Santa Clara tentou reagir e, depois de Gabriel Silva, aos 70', rematar para defesa fácil de McGinty, Paulo Victor, primeiro, e Vinícius Lopes, depois, ambos aos 72 minutos, remataram ao lado. Logo depois os açorianos voltaram a mexer, com Serginho e Vinícius Lopes a darem os lugares a Elias Manoel e Pedro Ferreira, enquanto do lado do Shamrock foram Noonan e Burke nos lugares de Gaffney e Mândroiu.

Aos 81 minutos Pedro Ferreira rematou por cima, e aos 85 minutos Matheus Pereira foi lançado no lugar de Paulo Victor, antes de Watts dar o lugar a McEneff, aos 89', na equipa irlandesa. Apesar da tentativa de reação, e dos cinco minutos de compensação, onde Matheus Pereira, aos 90+2', rematou muito por cima, os açorianos vão mesmo à Irlanda, daqui a uma semana, em desvantagem na eliminatória e um pouco mais longe do sonho de estar na fase principal da Liga Conferência.

Homem do jogo Flashscore: Gaffney (Shamrock Rovers)

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore