Mais

Açorianos tardiamente bravos travados no cabo irlandês: Santa Clara afastado pelo Shamrock Rovers

Açorianos tardiamente bravos travados no cabo irlandês: Santa Clara e Shamrock Rovers empatam
Açorianos tardiamente bravos travados no cabo irlandês: Santa Clara e Shamrock Rovers empatamBrian Lawless, PA Images / Alamy / Profimedia/Flashscore
O Santa Clara não conseguiu desfazer a desvantagem trazida dos Açores e não passou do nulo na visita ao Shamrock Rovers (0-0), na segunda mão do play-off de acesso à Liga Conferência. Depois de uma campanha entusiasmante na temporada passada, os açorianos deixam Portugal sem qualquer representante na competição.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois da derrota nos Açores (1-2), a turma de Vasco Matos teve uma folga no campeonato para preparar esta segunda mão, com Wendell e Brenner nos lugares de João Costa e Gabriel Silva. O treinador tinha pedido coragem antes da partida e, apesar de um início promissor, os irlandeses foram tomando paulatinamente o controlo da partida.

Leia aqui a crónica do SC Braga

O jogo direto simples assentado no jogo físico contrastava com as dificuldades criativas do Santa Clara que, cada vez que criava uma boa aproximação, esbarrava num adversário. Por seu lado, o Shamrock Rovers ficou muito perto de dilatar a vantagem na eliminatória num remate à trave de Josh Honohan. A primeira parte chegou ao fim sem mais lances dignos de registo. 

Obrigados a arriscar no segundo tempo, os açorianos continuaram a demonstrar falta de clarividência, somando falhas técnicas e de ligação perante um adversário que se mostrava cada vez mais tranquilo. Na primeira chegada à área contrária, Diogo Calila atirou para a bancada, enquanto do outro lado foi Roberto Lopes a ameaçar por duas vezes, de cabeça.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

O técnico português foi ao banco procurar soluções para o assalto final, que começou aos 70 minutos: Sidney Lima cruzou para um remate à meia volta em vólei de Vinícius Lopes travado por uma defesa espetacular de Ed McGinty. Pouco depois, foi o recém-entrado Gabriel Silva a cabecear perto do poste. A quatro minutos do fim, o brasileiro cobrou um livre venenoso para defesa apertada de McGinty e confusão na área, resolvida pelos irlandeses.

Em tempo de descontos, o Santa Clara carregou sobre a área adversária, tarde e a más horas, já que a superioridade física dos irlandeses e a frescura mental acabaram por garantir a passagem à próxima fase, enquanto os açorianos ficam pelo caminho.

Melhor em campo Flashscore: Ed McGinty (Shamrock Rovers).