Mais

Juventus excluída da Liga Conferência pela UEFA

Atualizado
Allianz Stadium sem competições europeias durante uma época
Allianz Stadium sem competições europeias durante uma épocaProfimedia
A Juventus foi excluída das competições europeias durante um ano pela UEFA, por ter incumprido com o fair play financeiro, falhando por isso a próxima edição da Liga Conferência, para a qual estava qualificada depois de ter terminado a Serie A no sétimo lugar. A Fiorentina ocupa o lugar da equipa de Turim.

Além de ficar um ano fora das competições europeias, a Juventus tem ainda de pagar uma multa de 20 milhões de euros, sendo que 10 milhões ficam suspensos e serão apenas ativados se o orçamento voltar a ser ultrapassado na próxima temporada.

Desta forma, a Fiorentina, finalista vencida da Liga Conferência, que terminou a Serie A imediatamente abaixo da Juventus, no oitavo lugar, ocupa o lugar da equipa de Turim.

Chelsea pagou 10 milhões de euros

No mesmo comunicado, a UEFA anuncia qu também o Chelsea foi alvo de investigação. Neste caso, a formação inglesa aceitou pagar 10 milhões à UEFA devido a relatórios financeiros incompletos entre 2012 e 2019, durante a gestão do antigo dono Roman Abramovich.

Comunicado oficial da UEFA:

"Durante a época 2022/23, a Primeira Câmara da CFCB, presidida por Sunil Gulati, abriu investigações à Juventus (ITA) e ao Chelsea FC (ENG) por potenciais violações dos regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA. A Primeira Câmara da CFCB concluiu que a Juventus violou o quadro regulamentar da UEFA e violou o acordo de compensação assinado em agosto de 2022. Como resultado, a Primeira Câmara do CFCB rescindiu o acordo de liquidação celebrado com o clube e decidiu: excluir a Juventus da competição masculina de clubes da UEFA de 2023/24 ; e impor uma contribuição financeira adicional de 20 milhões de euros ao clube. Deste montante, 10 milhões de euros são condicionais e só serão aplicados se as demonstrações financeiras anuais do clube relativas aos exercícios de 2023, 2024 e 2025 não cumprirem os requisitos contabilísticos estabelecidos no Anexo G do Regulamento de Licenciamento e Sustentabilidade de Clubes da UEFA".