Mais

Liga Conferência: A competição das oportunidades que Portugal não sabe aproveitar

Arouca não conseguiu ultrapassar o Brann
Arouca não conseguiu ultrapassar o BrannArouca
Com a eliminação do Arouca, na terceira pré-eliminatória, Portugal volta a não ter uma equipa na fase de grupos da terceira competição da UEFA. Em três anos, só três federações das 25 mais bem classificadas do ranking europeu é que ainda não conseguiram disputar esta competição.

Nascida na época 2021/22, a Liga Conferência tornou-se numa competição de oportunidades para clubes e países que outrora viam as hipóteses de chegarem à Liga Europa (já para não falar da Liga dos Campeões) bastante diminutas. 

A caminho da terceira edição, a mais recente prova da UEFA já assistiu à estreia de seis países numa fase de grupos de continental. Arménia (Alashkert e Pyunik), Estónia (Flora), Gibraltar (Lincoln Red Imps), Kosovo (Ballkani), Liechtenstein (Vaduz) e Lituânia (Zalgiris) já viveram as emoções das noites europeias, sendo que a estes se podem juntar ainda a Bósnia (Zrinjski) e Ilhas Faroé (KÍ Klaksvik), cujas equipas ainda estão no play-off da Liga Europa.

Contudo, nem todos os países conseguiram aproveitar esta nova oportunidade. Olhando para o ranking da UEFA existem três federações, das 25 mais bem colocadas, que nunca conseguiram disputar a fase de grupos da Liga Conferência. E se a Hungria (Ferencváros está no play-off) e a Croácia (Se o Dínamo Zagreb for eliminado da terceira pré-eliminatória da Champions e cair no play-off da Liga Europa) ainda podem lá chegar, Portugal já sabe que pelo terceiro ano consecutivo não vai ter equipas a disputar a terceira prova europeia.

A surpreendente eliminação do Vitória de Guimarães diante do NK Celje, em casa, na segunda pré-eliminatória, e a retumbante queda do Arouca com o Brann (1-3, em Bergen) na terceira ronda preliminar colocaram um ponto final às aspirações portuguesas da estreia na fase de grupos da Liga Conferência pelo terceiro ano consecutivo.

Em 2021/22, na estreia, o Santa Clara foi eliminado pelo Partizan, e o Paços de Ferreira pelo Tottenham, ambos no play-off. Na época passada, o Vitória de Guimarães caiu perante o Hajduk Split na terceira pré-eliminatória, enquanto o Gil Vicente foi eliminado pelo AZ Alkmaar no play-off.

A única referência a Portugal no quadro principal da Liga Conferência aconteceu na época passada. Terceiro classificado na fase de grupos da Liga Europa, o SC Braga caiu para o play-off de acesso aos oitavos de final, onde acabou goleado (2-7 no agregado) pela Fiorentina.

Más notícias para Portugal que já se viu ultrapassado no ranking pelos Países Baixos e que para a próxima temporada vai ter apenas cinco lugares de acesso às provas europeias. Um possível sexto (duas vagas na Liga dos Campeões serão entregues aos dois países com melhor desempenho nas provas europeias em 2023/24) também parece estar complicado, isto tendo em conta que Portugal já perdeu dois representantes e os pontos de Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting vão continuar a ser divididos por seis.