Liga Conferência: Final de Praga teve ambiente tempestuoso e excessos dos adeptos do West Ham

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga Conferência: Final de Praga teve ambiente tempestuoso e excessos dos adeptos do West Ham
Saïd Benrahma abriu o marcador de grande penalidade
Saïd Benrahma abriu o marcador de grande penalidadeAFP
A final da Conferência, entre a Fiorentina e o West Ham, no Eden, em Praga, foi um espectáculo tempestuoso do princípio ao fim. No entanto, os adeptos da equipa inglesa não evitaram um excesso quando, aos 33 minutos, um dos copos atirados para o relvado provocou um ferimento na cabeça do capitão da equipa italiana, Cristian Biraghi. Por outro lado, a entrada dos adeptos no estádio não foi isenta de problemas.

Recorde as incidências da partida

Os adeptos começaram a encher o Eden desde a abertura, às 17:00. Não se registaram filas significativas em frente ao estádio. O Eden estava invulgarmente rodeado de barreiras, atrás das quais só podiam entrar os adeptos com bilhete. Assim, o estádio encheu-se facilmente com 18.000 espectadores antes do pontapé de saída.

Os adeptos do West Ham tiveram acesso à bancada norte, onde se encontra o "caldeirão" da equipa de Vršovice nos jogos em casa. 

Cerca de 20 minutos antes do pontapé de saída, cerca de trinta guitarristas chegaram ao relvado, distribuídos uniformemente pelos dois lados do campo. Versões reduzidas de sucessos do rock, como Enter Sandman, dos Metallica, We Will Rock You, dos Queen, It's My Life, de Bon Jovi, e Thunderstruck, dos AC/DC, ecoaram pelo estádio.

Seguiu-se uma cerimónia em que os voluntários começaram por cobrir o círculo central com uma lona com o logótipo da competição, ao lado da qual, passado algum tempo, foram espalhados os emblemas dos dois clubes, do mesmo tamanho. Tudo isto foi acompanhado por um DJ, foguetes, pirotecnia e guitarristas. O embaixador da competição, Vladimir Šmicer, entrou em seguida no relvado com o troféu e posou com ele para os espectadores.

O árbitro Carlos del Cerro Grande, que foi atingido por uma chávena atirada por um adepto do West Ham, tratou de Biraghi.
O árbitro Carlos del Cerro Grande, que foi atingido por uma chávena atirada por um adepto do West Ham, tratou de Biraghi.AFP

Desde o apito inicial, o jogo decorreu num ambiente ruidoso, cheio de cânticos. Mas os adeptos da equipa londrina não conseguiam evitar os excessos. Aos quatro minutos, quando Nicolás González caiu na grande área dos Hammers após uma discussão com Declan Rice, começaram a atirar-lhe copos. O pior aconteceu aos 33 minutos, quando Biraghi, capitão da Fiorentina, sofreu um ferimento na cabeça, ao ser atingido por um copo e, após vários minutos de tratamento, voltou a jogar com uma ligadura roxa, a condizer com a camisola.

Ao fim de uma hora de jogo, os adeptos do West Ham festejaram quando o árbitro espanhol Carlos del Cerro Grande, depois de ver as imagens no VAR, assinalou grande penalidade por mão de Biraghi. O penálti foi convertido com segurança por Saeed Benrahma e os "Hammers" festejaram o golo junto do público na Bancada Este.

O árbitro Carlos del Cerro Grande distribuiu oito cartões amarelos, quatro para cada lado.
O árbitro Carlos del Cerro Grande distribuiu oito cartões amarelos, quatro para cada lado.AFP

Os adeptos italianos soltaram um coro de vaias, mas foram acalmados pelo golo do empate de Giacomo Bonaventura, aos 67 minutos. Ainda assim, foram mesmo os adeptos ingleses que acabaram a festejar, quando Jarrod Bowen marcou o golo da vitória em cima do minuto 90'. Até o treinador do West Ham, David Moyes, correu para o relvado.

Os londrinos, que terminaram em 14.º lugar na Premier League, conquistaram o seu segundo troféu europeu, depois de em 1965 terem vencido a extinta Taça das Taças. Após o apito final, vários adeptos do West Ham invadiram mesmo o relvado.