Liga Conferência: Olympiacos bate Fiorentina e faz história na final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Olympiacos bate Fiorentina e faz história na final

El Kaabi foi o herói da partida
El Kaabi foi o herói da partidaOpta by Stats Perform, AFP
Com Daniel Podence, Chiquinho e David Carmo no onze (João Carvalho e André Horta no banco), o conjunto do Pireu tornou-se na primeira equipa grega a vencer uma prova europeia. Pelo segundo ano consecutivo a Fiorentina perdeu a final.

Olympiacos 1-0 Fiorentina (após prolongamento)

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

História em Atenas. Na casa do arquirrival AEK, o Olympiacos tornou-se na primeira equipa grega a subir ao Olimpo. Com um golo de El Kaabi, o melhor marcador da prova (11 golos), o conjunto helénico levantou a Liga Conferência.

Ambas as equipas fizeram tentativas iniciais para o primeiro golo vital desde o apito inicial, com Daniel Podence a cortar para dentro e a forçar uma defesa inteligente de Filippo Terracciano, antes de Nikola Milenković rematar por cima na sequência de uma rotina de cantos, apenas para o golo ser anulado por fora de jogo. A Fiorentina passou a ter o domínio no primeiro tempo, quando Giacomo Bonaventura - que marcou na final da Liga Conferêcia do ano passado - viu um esforço fraco facilmente defendido por Konstantinos Tzolakis depois de a bola lhe ter caído gentilmente na área. Pouco depois, o guarda-redes voltou a negar-lhe o golo, ao tentar um remate delicado.

A Viola também não deu grande espaço ao melhor marcador da Liga Conferência, Ayoub El Kaabi, no primeiro tempo. No geral, o Olympiacos ficou aliviado com nulo no primeiro tempo, e continuou a jogar de forma conservadora após o intervalo. Até certo ponto, provou ser eficaz, pois uma oportunidade da Fiorentina só surgiu aos 65', com Milenković a cabecear para fora na sequência de um canto. Christian Kouamé, que conquistou o título da CAN com a Costa do Marfim em fevereiro, teve então uma oportunidade de ouro para abrir o marcador, mas o remate foi desviado por Tzolakis.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Com o resultado ainda empatado, o Olympiacos ganhou confiança na etapa final e quase roubou a vitória, quando Vicente Iborra desviou de cabeça o livre de André Horta. Ainda assim, as equipas não conseguiram separar-se após o tempo regular, mas os gregos continuaram o seu ímpeto no prolongamento, com o ex-atacante da Fiorentina Stevan Jovetić a ver o seu ataque feroz ser desviado pelo poste por Terracciano.

O conjunto Viola continuou a lutar , e dois substitutos combinaram no segundo período do prolongamento, com Antonín Barák a colocar Jonathan Ikoné, mas o esforço encontrou as palmas das mãos de Tzolakis. O Olympiacos começou a sentir que esta poderia ser a sua noite depois daquela defesa, e com uma corrida catártica, Santiago Hezze cruzou para El Kaabi cabecear para o seu 33.º golo esta temporada, completando uma odisseia grega para a eternidade, e presenteando a sua equipa com o seu primeiro troféu europeu de sempre, enquanto a Fiorentina sofria mais uma vez o desgosto de uma final da Liga Conferência.