Mais

Polícia holandesa tenta identificar hooligans após ataque ao West Ham

Adeptos do AZ Alkmaar com tochas antes do jogo
Adeptos do AZ Alkmaar com tochas antes do jogoReuters
A polícia holandesa vai utilizar um programa de televisão para tentar identificar os hooligans que tentaram atacar familiares e amigos dos jogadores do West Ham United em Alkmaar, no jogo da Liga Conferência da semana passada.

A polícia afirma que foram recolhidas fotografias identificáveis dos suspeitos envolvidos no ataque, no final da segunda mão das meias-finais da Liga Conferência, disputada na quinta-feira entre o AZ Alkmaar e o clube londrino, e que o público será convidado a ajudar a identificá-los.

O jornal Algemeen Dagblad adianta que vários já foram identificados e que dois se apresentaram numa esquadra da polícia para confessar a sua participação nos confrontos.

Os adeptos da equipa da casa quebraram uma vedação e atacaram o contingente do West Ham sentado numa secção reservada atrás do banco de suplentes da sua equipa no Estádio AZ, aquando do apito final.

Seguiu-se uma rixa em que os jogadores do West Ham, incluindo o capitão Declan Rice, tentaram intervir, tendo vários deles corrido em auxílio de familiares e amigos que estavam a ser ameaçados.

O programa de televisão chama-se Opsporing verzocht (investigação solicitada) e transmite apelos para, entre outras coisas, identificar criminosos apanhados pelas câmaras, suspeitos, pessoas desaparecidas ou corpos não identificados.

A polícia disse que se alguém envolvido no ataque quisesse garantir que a sua fotografia não seria transmitida na televisão nacional, tinha até às 16:00 (hora neerlandesa) desta terça-feira para se apresentar à polícia.

O ataque foi condenado pelo AZ Alkmaar, que perdeu com o West Ham, e considerou "vergonhosas" as ações dos seus adeptos.

O futebol neerlandês tem tentado reduzir a violência nas bancadas com novas medidas introduzidas no mês passado para interromper os jogos se forem atirados objetos para o campo.