Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FK Sarajevo queria homenagear as vítimas do massacre com camisola mas UEFA rejeitou

FK Sarajevo nunca participou numa fase de grupos das competições europeias
FK Sarajevo nunca participou numa fase de grupos das competições europeiasSamir Yordamovic/Anadolu Agency via AFP
O FK Sarajevo iria jogar com uma flor de Srebrenica na camisola, esta quinta-feira, no jogo contra o FK Aktobe, fora de casa, na fase de qualificação para a Liga Conferência. No entanto, a UEFA ordenou ao clube bósnio que cobrisse o símbolo escolhido.

Esta quinta-feira, o FK Sarajevo inicia a qualificação para a Liga Conferência da próxima época. O clube bósnio fez uma longa viagem até ao Cazaquistão, onde o FK Aktobe esperava-o na quarta maior cidade cazaque.

Como se uma viagem de 3.000 quilómetros para leste não fosse suficiente para o clube da capital bósnia, que terminou em quarto lugar na liga de futebol da Bósnia na época passada, também teve de colocar um quadrado preto no meio da sua camisola.

O clube, que conquistou cinco títulos da liga bósnia desde o colapso da Jugoslávia, o último dos quais em 2020, tencionava homenagear as vítimas do massacre de Srebrenica, em julho de 1995, com a flor de Srebrenica no centro da camisola.

A flor, que é verde no centro com folhas brancas, simboliza a memória das mais de 8.000 pessoas que perderam a vida há 29 anos, no massacre no leste da Bósnia-Herzegovina, que posteriormente levou a vários julgamentos por crimes de guerra, principalmente contra Radovan Karadžić, então presidente da Republika Srpska, e Ratko Mladić, chefe do Exército da Republika Srpska.

Por muito inofensiva que possa parecer uma homenagem com uma flor numa camisola, de acordo com os meios de comunicação social bósnios Klix, a UEFA decidiu proibir o Sarajevo de jogar com a flor na camisola.

Segundo o Klix, o Sarajevo apresentou o pedido atempadamente e recebeu inicialmente um "sim" da UEFA.

Em maio de 2024, as Nações Unidas designaram oficialmente o dia 11 de julho como o "Dia Internacional de Reflexão e Recordação do Genocídio de Srebrenica de 1995" , e o jogo de qualificação de quinta-feira coincide com esse dia.

Siga o Aktobe-Sarajevo no Flashscore