Mais

Futebol que aquece o coração: Vitória SC vence em St. Gallen

João Mendes exibe o símbolo do Vitória SC
João Mendes exibe o símbolo do Vitória SCVitória SC, Opta by Stats Perform
O Vitória SC já vê no horizonte os oitavos da Liga Conferência. No 11.º jogo europeu da temporada, o 27.º no total da época 2024/25, a turma de Rui Borges deu um recital de bom futebol em Sankt Gallen (1-4), na Suíça. João Mendes, Gustavo Silva, Alberto e Samu anotaram os golos do conjunto vitoriano.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

As primeiras imagens que faziam história em solo helvético eram a preto e branco. As cores do Vitória Sport Clube, as cores que a expressiva falange de adeptos vitorianos tinha orgulho em exibir nas imediações da AFG Arena, casa do St. Gallen, um dos clubes de forte tradição na Suíça.

O emblema da cidade de Guimarães apresentava-se para o 11.º encontro europeu da temporada ainda invicto e depois de uma pequena mancha no campeonato nacional, entenda-se a derrota pela margem mínima frente ao Benfica (1-0), na Luz, que em nada abalou a confiança dos conquistadores.

Como tem sido apágio neste arranque de época, que já vai longa, o Vitória SC apresentou-se com muita personalidade e com uma boa dose de confiança para encarar o desafio. Logo aos 13 minutos, o lateral João Mendes testou os níveis de concentração de Ati Zigi. Pouco depois, na baliza contrária, Bruno Varela também brilhou entre os postes e negou o golo a Christian Witzig (16') e a Konietzke (18'). Fantástico o internacional cabo-verdiano. 

A segurança demonstrada pelo guardião dos vitorianos permitiu que fossem os seus companheiros a abrirem o caminho para o primeiro golo da noite. Numa belíssima jogada coletiva, Nuno Santos cruzou pelo corredor esquerdo para o desvio certeiro do médio João Mendes. Simples, rápido e eficaz, como deve ser.

O golo galvanizou as tropas de Rui Borges e a vantagem só não foi mais expressiva no primeiro tempo por culpa de Ati Zigi, que defendeu remates de Nuno Santos (45') e Mikel Villanueva (45+1'), contando ainda com a preciosa ajuda do travessão da sua baliza - Gustavo Silva mostrou pontaria a mais (45+1').

As principais estatísticas ao intervalo
As principais estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

No regresso para o segundo tempo, o Vitória SC não desarmou e continuou na sua busca incessante por um golo que pudesse dar um pouco mais de conforto. Nélson Oliveira esteve perto, aos 52 minutos, com o guarda-redes do St. Gallen novamente em destaque, mas Gustavo Silva não perdoou, aos 58 minutos, ao aproveitar um passe fantástico de Nuno Santos, lançado em profundidade por Manu Silva. Poético!

Kevin Csoboth, avançado húngaro com passado na formação do Benfica, ainda devolveu a esperança à equipa helvética, aos 66 minutos, altura em que aproveitou um passe de Vandermersch para reduzir a diferença, mas o Vitória SC não tremeu e agarrou os três pontos com toda a força.

Aliás, ainda houve tempo para Alberto Baio anotar o terceiro, aos 85 minutos, numa transição rápida, bem servido por Kaio César, e ainda para Samu Silva matar o jogo, aos 90+4', que deu um toque ainda mais especial a esta vitória do... Vitória SC. E só não foi pior para o St. Gallen por conta de Ati Zigi.

Melhor em campo Flashscore: Nuno Santos (Vitória SC)

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform