Reveja aqui as principais incidências da partida

A Liga Conferência veio abrir as portas do futebol continental a expressões de menor expressão e proporcionar viagens mais exóticas do que o esperado. E o Vitória SC que o diga, que atravessou o continente inteiro para jogar em Almaty, a casa emprestada do Astana, na quarta jornada da Liga Conferência, com temperaturas negativas.
Na bagagem, o conjunto vitoriano trazia uma caminhada histórica, só com vitórias (9) e um feito inédito para o futebol português no que toca às provas europeias. O objetivo era prolongar a séria para um 10.º triunfo, a teoria parecia confirmar – o Astana vinha de duas derrotas consecutivas – mas na prática, a equipa de Rui Borges foi vítima de uma tarde para esquecer.

O Vitória SC dominou, teve em Tiago Silva o grande organizador, conseguiu chegar à área cazaque, mas na hora de finalizar falhou sempre alguma coisa. Manu Silva acertou no travessão numa vez e viu Condric segurar outra, Nuno Santos rematou ao lado, Tiago Silva também falhou o alvo. E para tornar ainda mais fria a noite em Almaty, Branimir Kalaica, antigo central do Benfica (entre 2016 e 2022) aproveitou uma confusão na área após lançamento lateral e rematou para lá de Bruno Varela.
Em desvantagem, o Vitória SC carregou no segundo tempo, partiu para cima de um Astana cada vez mais encolhido e encostado à área. As tentativas voltaram a suceder-se, João Mendes acertou no ferro, Tomás Händel rematou ao lado, Nuno Santos por cima, nada parecia funcionar. Foi então que aos 89’ surgiu o golo tão esperado, quando Chuchu Ramírez respondeu de cabeça ao cabeceamento de Arcanjo. Duas armas saídas do banco de Rui Borges a festejarem no 31.º remate vitoriano da partida.
A sequência de triunfos consecutivos ficou congelada no gelo do Cazaquistão e o empate sabe claramente a pouco para o Vitória SC, mas com 10 pontos à entrada para as última duas jornadas, o conjunto português tá bem na luta por um lugar entre as primeiras oito classificadas, já que o play-off está garantido.
Homem do jogo Flashscore: Tiago Silva (Vitória SC)
