Mais

Liga Conferência: Adeptos do Vitória esperam continuar grande campanha europeia em Sevilha

Adeptos do Vitória SC em Sevilha
Adeptos do Vitória SC em SevilhaVitória SC
Dezenas de adeptos do Vitória SC passeavam esta quinta-feira por Sevilha com a esperança de continuar frente ao Bétis a “grande campanha” na Liga Conferência, horas antes da primeira mão dos oitavos, no estádio Benito Villamarín.

Estamos a fazer uma grande campanha europeia e viemos em busca de um bom resultado. Não vai ser fácil, mas é uma eliminatória a duas mãos. Se levarmos um bom resultado para a segunda mão, acreditamos piamente que conseguimos passar aos quartos de final. Confiança máxima na equipa”, afirma José Costa, de 23 anos, à agência Lusa.

O jovem vitoriano, acompanhado por mais três amigos junto à Plaza de España, um dos principais pontos turísticos de Sevilha, viajou de avião para a cidade espanhola.

É a segunda deslocação europeia do grupo em apoio ao emblema minhoto e o objetivo é repetir o sucesso da primeira, num estádio em que são esperados mais de 1.500 adeptos portugueses.

Fomos os quatro juntos à Suécia, ver o jogo com o Djugardens. Foi uma excelente deslocação por parte dos adeptos do Vitória, e hoje espera-se mais uma”, diz, confiante de que a formação de Guimarães possa igualar hoje a vitória (2-1) obtida em outubro de 2024, em Estocolmo.

Os minhotos, com um percurso de 10 vitórias e dois empates na prova, entre pré-eliminatórias e fase de liga, em que foram segundos classificados, iniciam os oitavos de final no reduto do Bétis.

Para chegar a esta etapa, os espanhóis tiveram de ultrapassar o play-off, frente aos belgas do Gent (3-0 fora e 0-1 em casa), depois de ter sido 15.º classificado na fase de liga.

Questionado sobre as probabilidades do Vitória na eliminatória, José Costa mostrou-se realista: “Acho que é mais ‘60-40’ para o Betis, se for sincero, mas queria acreditar num ‘50-50’. Eles também fazem bons resultados contra 'grandes' e depois tremem com outras equipas”, refere.

Ao lado, o amigo Sérgio Carvalho, de 24 anos, antecipa que o segredo estará em quem aproveitar melhor as rotações previsíveis nos onzes iniciais.

“Temos de apostar nas duas frentes. Ambas as equipas estão a disputar lugares de acesso à Europa nos campeonatos. A situação é igual para os dois lados e, se eles rodarem, isso também nos pode ajudar”, explica.

A certeza unânime de ambos é que, para o Vitória estar nas competições europeias é muito importante, porque “estes momentos favorecem” o clube e a cidade de Guimarães.

Também junto à Plaza de España, Francisco Cardoso, de 19 anos, aproveitava para fazer turismo, na sua ‘estreia’ europeia, que quer assinalar “com o pé direito” e com uma vitória.

Surgiu a oportunidade. Espanha é aqui perto, o Bétis é uma boa equipa, vai ser um bom jogo. Vim com vizinhos, mas é quase família. Acho que vai ser um bom jogo e uma boa experiência”, sublinha.

O jovem adepto dos minhotos expressou confiança na equipa, apesar da segunda metade da temporada estar a ser “mais complicada”.

Se fosse mais para o início de época, estaríamos mais confiantes. Mas temos de ser ambiciosos. Vamos ganhar o jogo”, atira.

O jogo entre Bétis e Vitória SC, marcado para as 18:45 locais (17:45 em Lisboa), no estádio Benito Villamarín, em Sevilha, será arbitrado pelo montenegrino Nikola Dabanovic.

Siga o Bétis - Vitória SC no Flashscore