Mais

Liga Conferência: Chelsea vence Astana (1-3) com golo de Renato Veiga e bis de Guiu

Renato Veiga marcou o terceiro golo do Chelsea
Renato Veiga marcou o terceiro golo do ChelseaNikita Bassov / Shutterstock Editorial / Profimedia

O Chelsea manteve o seu registo 100% vitorioso na Liga Conferência desta época, ao derrotar o Astana, campeão do Cazaquistão, por 1-3, fora de casa.

Astana 1-3 Chelsea

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Qualquer adepto do Chelsea que pensasse que uma viagem a Baku, capital do Azerbaijão - mesmo para um evento como a final da Liga Europa de 2019 - era demasiado longe para viajar, provavelmente não terá gostado de voar até ao Cazaquistão Oriental. Com o seu estádio na capital atualmente em renovação, o Astana joga os seus jogos europeus em casa em Almaty, que fica a menos de 320 quilómetros da fronteira com a China. No total, a viagem de ida e volta entre Londres e o Estádio Central de Almaty é de mais de 7.000 quilómetros e, com o jogo a ser disputado em condições geladas de -11°C, até a equipa do Chelsea terá sido perdoada por preferir ficar no clima tropical do sul de Inglaterra.

Pelo menos com a passagem para a fase a eliminar assegurada, Enzo Maresca pôde dar-se ao luxo de deixar em casa a maioria dos seus craques e, em vez disso, colocar em campo uma série de jogadores menos utilizados. A rotação pesada, no entanto, não impediu que os Blues dominassem o primeiro tempo, do início ao fim. Tyrique George rematou para fora e Pedro Neto teve um remate defendido por Mukhammedzhan Seysen, antes de Marc Guiu abrir o marcador aos 15 minutos, com uma fantástica jogada individual e finalização. 

Os visitantes chegaram a ter dois golos de vantagem a meio do primeiro tempo, quando Aleksandr Marochkin desviou para a sua própria baliza um cruzamento de Pedro Neto, e o terceiro chegou pouco antes do intervalo, quando Renato Veiga cabeceou para o fundo das redes um canto de Kiernan Dewsbury-Hall.

O Astana não conseguia lidar com a técnica e o físico do Chelsea, mas teve algo a comemorar pouco antes do intervalo, com o capitão Marin Tamasov a rematar junto ao poste para reduzir a desvantagem. 

O Astana saiu do balneário após o intervalo com energia renovada e chegou a testar Filip Jörgensen com um remate de Tomasov, mas logo o Chelsea começou a mostrar sua superioridade. Carney Chukwuemeka, George e Guiu estiveram todos perto de marcar, enquanto Dewsbury-Hall rematou para fora. No final, porém, os homens de Maresca não precisaram de mais nenhum golo para vencer, graças à sua impressionante exibição na primeira parte. 

Com este resultado, o Chelsea consolida-se no topo da tabela e fica entre os oito primeiros, graças à grande diferença de golos. Para o Astana, a tarefa sempre foi difícil. Após cinco jornadas, o Astana soma quatro pontos e continua na luta pela passagem ao play-off.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform