Mais

Liga Conferência: Drogheda United excluído pela UEFA

O Drogheda venceu a Taça
O Drogheda venceu a TaçaČTK / imago sportfotodienst / ©INPHO/Bryan Keane
O Drogheda United confirmou que a UEFA o excluiu da próxima edição da Liga Conferência devido às regras de propriedade comum dos clubes. A equipa irlandesa anunciou que vai contestar a decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

O Drogheda qualificou-se para a competição europeia ao vencer a Taça da Irlanda em 2024.

No entanto, o Silkeborg, uma equipa dinamarquesa também propriedade do grupo americano Trivela, também garantiu o seu lugar na Liga Conferência, graças a uma vitória no play-off, depois de ter terminado em primeiro lugar (7.º) na fase de apuramento do campeonato. O Drogheda, por seu turno, terminou em nono lugar no principal escalão da República da Irlanda.

Os regulamentos da UEFA proíbem que dois clubes controlados pelo mesmo proprietário disputem a mesma competição ao mesmo tempo. De acordo com os critérios da UEFA, a equipa mais bem classificada - neste caso, o Silkeborg - tem prioridade, o que leva automaticamente à exclusão do Drogheda United.

"O clube pode confirmar que fomos notificados pela UEFA de que fomos excluídos da Liga Conferência, devido ao facto de tanto o Drogheda United como o Silkeborg se terem qualificado para a mesma competição. Isto apesar dos esforços significativos envidados pelo clube para trabalhar de forma construtiva com a UEFA, no sentido de realizar as necessárias alterações de propriedade para permitir a participação de ambas as equipas nos últimos meses. Estamos desolados com esta potencial decisão e acreditamos que seria dolorosa e injusta, dada a forma como as novas regras introduzidas este ano foram, na nossa opinião, comunicadas e aplicadas de forma desigual entre os diferentes clubes. Estamos a contestar a decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto. Há meses que mantemos um diálogo ativo com a UEFA e propusemos alienações de acções, acordos fiduciários e outros compromissos em conformidade com os recentes precedentes da CFCB - todos eles foram rejeitados. No entanto, estamos ansiosos por ser ouvidos pelo TAD e agradecemos desde já o vosso apoio", pode ler-se.

A exclusão é um rude golpe financeiro para o clube, que poderia ter ganho mais de 500 mil euros só com a participação na Liga Conferência.

A UEFA também confirmou que nenhuma outra equipa da primeira divisão irlandesa pode substituir o Drogheda, uma vez que o prazo para o clube obter a licença europeia expirou. Só o Athlone tinha, pelo facto de a equipa feminina ter conquistado o campeonato, mas o facto de o conjunto masculino estar na segunda divisão impede a participação na prova europeia pois só podia ter acesso pelo triunfo na taça.

Desta feita, a República da Irlanda fica só com três equipas. Shelbourne (Liga dos Campeões), Shamrock Rovers (Liga Conferência) e St. Patrick’s (Liga Conferência) vão ser os representantes, com a desvantagem de que todos os pontos que vão realizar continuam a ser divididos por quatro.