Mais

Liga Conferência: Fiorentina bate Olomouc (2-0), Estrasburgo vence (1-2), Penetra expulso no AZ (3-0)

A festa da Fiorentina
A festa da FiorentinaProfimedia

A Fiorentina entrou com o pé direito na Liga Conferência e somou um triunfo diante dos checos do Sigma Olomouc. Rafael Luís saiu do banco na vitória do Estrasburgo em Bratislava. Alexandre Penetra teve jogo para esquecer e foi expulso na derrota do AZ no Chipre.

Fiorentina 2-0 Sigma Olomouc

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A equipa de Stefano Pioli criou a primeira oportunidade quando Edin Džeko cabeceou à queima-roupa, e guarda-redes do Sigma conseguiu defender o remate. No outro lado do campo, os estreantes na Liga Conferência procuravam surpreender e quase marcaram de forma espetacular, quando David Tkáč rematou de longe e David de Gea defendeu com segurança. No entanto, foram os anfitriões que marcaram primeiro, com o estreante europeu Roberto Piccoli, que procurava o seu primeiro golo pela Viola, a finalizar com calma com o pé direito no poste mais distante, após um cabeceamento de Cher Ndour o ter colocado frente a frente com Jan Koutný.

Piccoli quase marcou o segundo pouco depois, mas o seu remate de primeira após um cruzamento de Dodô saiu ao lado. Rolando Mandragora esteve ainda mais perto de duplicar a vantagem dos anfitriões quando o seu remate em arco acertou na barra, antes de Dodô converter o rebote, mas o golo foi anulado por fora de jogo. As oportunidades continuaram a surgir para a equipa da Serie A, com Ndour a virar-se na área e a rematar ao lado após um cruzamento de Luca Ranieri, num primeiro tempo frutífero para os homens de Pioli.

A equipa de Tomáš Janotka continuou a mostrar-se animada após o reinício, com Tihomir Kostadinov e Michal Beran a obrigarem De Gea a entrar em ação. Piccoli foi então frustrado por uma excelente defesa de Abdoulaye Sylla, que neutralizou o remate numa situação de um contra um, mas a Viola não parecia nada convincente na defesa, e o passe cego de Marin Pongračić foi interceptado por Ahmad Ghali, cujo remate foi defendido por De Gea, poupando o croata do embaraço.

Jacopo Fazzini foi o próximo a tentar encerrar o jogo para os anfitriões, ao passar habilmente pela defesa do Sigma antes de seu chute desviado sair pela linha de fundo. No entanto, Ndour acabou marcando o segundo com um remate certeiro que bateu na trave e selou os três pontos da Liga Conferência, que levantaram o moral da equipae após um início de campanha na Série A (3 empates e 2 derrotas). Enquanto isso, apesar da derrota, esta foi uma estreia promissora na Liga Conferência para o Sigma, mas a equipa checa ficará preocupada depois de ver a sua série sem vitórias se estender para cinco jogos (2 empates e 3 derrotas).

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Slovan Bratislava 1-2 Estrasburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter caído para a terceira divisão europeia ao não conseguir vencer o Kairat Almaty e o Young Boys nas eliminatórias da UEFA, o Slovan teve um início animador contra os adversários franceses, disparando os primeiros cinco remates do jogo, com um remate espetacular de Tigran Barseghyan a ser o mais perto que os anfitriões chegaram de abrir o marcador. 

Tendo criado poucas oportunidades até esse momento, apesar de ter mais posse de bola, o Estrasburgo assumiu a liderança aos 26 minutos, quando um cruzamento perigoso de Martial Godo forçou Alasana Yirajang a intervir no segundo poste, empurrando a bola para o próprio gol. À frente no marcador, mas ainda sem controlo total, o Estrasbirgp parecia longe de estar seguro na defesa, mas com o intervalo se aproximando, um segundo gol deu-lhe um pouco de folga, com Abdoul Ouattara finalizando com precisão de um ângulo fechado.

Seis dos últimos oito jogos do Slovan em casa pela Europa tiveram mais de 3,5 golos no total, e o emblema eslovaco precisaria que isso se repetisse para conseguir algo neste confronto no segundo tempo. Eles tiveram uma oportunidade de recuperação quando Godo desperdiçou duas oportunidades rápidas, rematando direto para Dominik Takáč de perto logo após o reinício, o que permitiu aos anfitriões voltarem à disputa quando Rahim Ibrahim cabeceou para o golo após um canto aos 64 minutos.

Os anfitriões estiveram perto de empatar com Mykola Kukharevych, que se colocou em posição de remate, mas acabou por chutar para fora. No final, o empate nunca chegou, garantindo os três pontos para o Estrasburgo no primeiro encontro entre estas equipas. A equipa de Liam Rosenior teve um início misto na campanha nacional (2 vitórias e 2 derrotas), mas uma exibição clínica aqui faz com que comece a sua aventura europeia com uma vitória, acabando com a série de cinco jogos sem derrotas do Slovan em todas as competições (4 vitórias e 1 empate).

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

AEK Larnaca 4-0 AZ Alkmaar

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

É justo dizer que ambas as equipas estão empenhadas em tirar o máximo partido das suas respetivas campanhas, tendo tido de disputar 14 jogos de qualificação entre elas para chegar à Liga Conferência propriamente dita. A equipa neerlandesa não vencia há 11 jogos fora de casa na Europa, e as suas esperanças de acabar com este recorde sofreram um duro golpe aos dois minutos de jogo, quando Alexandre Penetra atingiu o tendão de Aquiles de Waldo Rubio com uma entrada imprudente que resultou num cartão vermelho direto.

Como era de se esperar, a equipa da casa dominou após a expulsão e conseguiu converter a pressão em gol aos 25 minutos. O cruzamento de Godswill Ekpolo foi cabeceado para a baliza por Riad Bajić, que viu seu remate à queima-roupa ser defendido, mas o ressalto caiu nos pés de Rubio, que marcou o golo da vantagem do Larnaca. O AZ deve agradecer ao guarda-redes Rome-Jayden Owusu-Oduro por manter a desvantagem em apenas um golo ao intervalo, com o neerlandês a desviar por cima da barra um cabeceamento à queima-roupa de Bajić pouco antes do intervalo.

Com os amarelo-verdes atualmente em quinto lugar na Primeira Divisão cipriota, não há dúvida de que eles estão a dar prioridade à Europa nesta temporada, e a equipa de Imanol Idiakez deu um grande passo em direção à vitória nove minutos após o reinício. Depois de ver o golo de Pere Pons ser anulado por fora de jogo, o jogo continuou a ser dominado por uma equipa e Bajić finalmente conseguiu o merecido golo ao cabecear para o fundo das redes, após um passe de Luis Gustavo Ledes pela área.

Os visitantesneerlandeses tinham conseguido manter o défice em dois golos, mas dois golos nos últimos 15 minutos agravaram a sua situação. Primeiro, o suplente Đorđe Ivanović, apenas um minuto após entrar em campo, correu para receber um passe de Yerson Chacón e bateu Owusu-Oduro, antes de Marcus Rohdén finalizar de dentro da área e selar uma vitória esmagadora. Os cipriotas perderam apenas um dos últimos 18 jogos em casa em todas as competições, enquanto o AZ não vence há quatro jogos.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados

Aberdeen 2-3 Shakhtar Donetsk

Celje 3-1 AEK Atenas

Legia 0-1 Samsunspor

Rakow 2-0 Univ. Craiova

Shelbourne 0-0 Häcken

Sparta Praga 4-1 Shamrock Rovers