Siga as incidências da partida
A vitória sobre o Nottingham Forest no domingo garantiu a qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época.
Agora, Maresca está a pensar em Wroclaw e na possibilidade de o Chelsea se tornar a primeira equipa a vencer as cinco principais competições masculinas da UEFA.
Os Blues venceram duas vezes a Liga dos Campeões, a Liga Europa, a Supertaça e a extinta Taça das Taças, e podem agora completar o feito se vencerem o Betis na final da mais recente competição europeia, na Polónia.
A primeira temporada de Maresca em Stamford Bridge, substituindo Mauricio Pochettino, tem sido uma montanha-russa.
Em meados de dezembro, a sua equipa esteve perto do Liverpool, o último campeão da Premier League, antes de tropeçar, mas os resultados voltaram a melhorar no final da temporada.
Maresca, claramente frustrado, apontou aos seus críticos depois de a sua jovem equipa ter garantido o quarto lugar na Premier League com uma vitória por 0-1 no City Ground, no domingo.
"Todos os que (pensam) que são a resposta, ou todos os que são a verdade, disseram que somos demasiado jovens, que não somos suficientemente bons. Infelizmente para eles, vão estar todos errados, aqueles que (pensam) que são a verdade e têm a resposta para tudo", disse.
Maresca, que também tem sido criticado pelos adeptos por adotar tácticas cautelosas, disse ao site da UEFA que vencer a Conferência transformaria uma boa época numa "grande época" para o Chelsea.
"Seria uma forma de dizer que estamos de volta e que somos um clube vencedor na Europa, e esperamos conseguir isso".
O clube da zona oeste de Londres continua à espera de conquistar o seu primeiro título desde que o consórcio de Todd Boehly o comprou ao antigo proprietário Roman Abramovich em 2022.
Os campeões europeus de 2021 eram os favoritos para vencer a Liga Conferência desde o início da competição e venceram 11 dos 12 jogos que disputaram.
O antigo treinador do Leicester, Maresca, rodou o seu plantel durante a competição, dando oportunidades a jogadores jovens e marginais, e voltou a sublinhar a necessidade de mudanças para o jogo de quarta-feira.
Pellegrini, uma "figura paternal"
Maresca vai defrontar Manuel Pellegrini (71 anos), que descreve como uma "figura paternal" no futebol, depois de ter jogado sob o seu comando no Málaga e de ter sido treinador adjunto no West Ham.
"Trabalhei com Manuel durante quatro anos: dois como jogador e dois como membro da sua equipa técnica. Por isso, devo-lhe muito pelo que consegui. Estou grato pela relação que temos e pelos conselhos que ele me dá. Ele disse-me para nunca mudar".
Pellegrini, ex-treinador de Real Madrid, Villarreal, Málaga e Manchester City, entre outros, disse que o seu antigo pupilo estava destinado a uma longa carreira no futebol.
"Muitas vezes, é possível saber quais os jogadores que se podem tornar bons treinadores pela impressão que causam nos outros, pela forma como assimilam os conceitos nos treinos. Com Enzo e Willy (Caballero, assistente técnico do Chelsea), eu tinha a certeza de que eles se tornariam treinadores influentes em escala global".
O chileno, cuja equipa terminou em sexto lugar na LaLiga, pode contar com o talento do rejuvenescido Antony, emprestado pelo Manchester United, e de Isco, vencedor de cinco troféus da Liga dos Campeões com o Real Madrid e recentemente convocado pela Espanha após uma ausência de seis anos.
O clube sevilhano, que disputa a sua primeira final europeia, pode orgulhar-se de uma estatística notável. Desde o início da temporada 2001/02, todas as 23 finais da Liga dos Campeões, da Liga Europa ou da Conferência que envolveram competidores espanhóis foram vencidas por uma equipa espanhola.
Pellegrini quer dar um "espetáculo" em Wroclaw. " Todos sabemos que a vitória é sempre muito importante, mas acho que a forma como se ganha torna-a ainda mais importante", afirmou.
