Roberto Lopes não é um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial, mas está na história do futebol da República da Irlanda. Depois de vestir a camisola por Cabo Verde em 39 ocasiões, este central de 39 anos é o mais internacional de sempre a jogar no campeonato irlandês.
Nascido em Dublin, mas com ascendência cabo-verdiano, Pico, como é conhecido, nunca saiu da República da Irlanda, onde jogou no Belvedere (2009), Bohemian (2010 a 2016) e Shamrock Rovers (desde 2017). Mas o LinkedIn, famosa rede social mais virada para interações profissionais, mudou-lhe a vida.
"Quando estava na faculdade, um dos trabalhos que tive foi criar uma conta de LinkedIn. Cinco ou seis anos depois, recebei uma mensagem em português, parecia uma saudação, mas não percebi e ignorei", revelou à CNN. Para sua sorte, Rui Águas, então selecionador de Cabo Verde, voltou a tentar nove meses depois e desta vez, com a ajuda do tradutor do Google, conseguiu convencer o central a jogar pelos tubarões azuis.

O resto, como se diz, é história. Roberto Lopes estreou-se a 10 de outubro de 2019, num particular com o Togo, e desde então tem sido presença assídua. Esteve nas CAN de 2021 e 2023, sempre como titular dos tubarões azuis e espera agora ajudar os insulares a chegar ao Mundial-2026.
Antes, um desafio mais imediato. Esta quinta-feira, visita os Açores, com o Shamrock Rovers a defrontar o Santa Clara no play-off da Liga Conferência, onde o clube irlandês quer volta depois de ter participado na fase principal da época passada.
Siga o Santa Clara - Shamrock Rovers no Flashscore
