Mais

Liga Conferência: Três razões para se entusiasmar com esta temporada antes da 1.ª jornada

Fiorentina espera que esta temporada seja a sua na Liga Conferência
Fiorentina espera que esta temporada seja a sua na Liga ConferênciaGABRIELE MALTINTI / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Esta quinta-feira marca o início da quinta temporada da fase principal da Liga Conferência. Trinta e seis equipas vão dar o pontapé de saída, todas com o objetivo de erguer o troféu em Leipzig, no próximo mês de maio.

Antes da fase de liga da competição, o Flashscore destaca três motivos para acompanhar a Liga Conferência esta época.

Uma competição para todos

Uma das ideias que a UEFA tem sublinhado é que a Liga Conferência permite que clubes de toda a Europa vivam a experiência do futebol europeu. Até agora, a prova tem cumprido plenamente essa promessa.

Já na quinta fase de grupos/fase de liga, participaram nesta etapa 121 equipas diferentes, oriundas de 48 associações nacionais. Para se ter uma ideia, a UEFA é composta por 55 associações nacionais.

Talvez o aspeto mais apelativo da Liga Conferência seja o facto de haver países representados numa fase de grupos pela primeira vez. Desde a criação da prova, 12 países conseguiram colocar uma equipa nesta fase inédita. Malta é o mais recente a juntar-se a este grupo, graças ao Hamrun Spartans, que ultrapassou com sucesso as rondas de qualificação.

Atualmente, apenas três países nunca tiveram uma equipa nesta fase de uma competição europeia de clubes: Andorra, Montenegro e São Marino.

As 36 equipas representam 29 países diferentes na Liga Conferência. Este número supera as outras duas competições europeias de clubes, com apenas 16 países presentes na Liga dos Campeões e 23 na Liga Europa.

Portanto, para quem gosta de ver clubes de toda a Europa a competir numa prova pancontinental – e não apenas os habituais favoritos – a Liga Conferência é o palco ideal.

Muitas caras novas

Antes dos jogos inaugurais desta quinta-feira, 15 equipas vão disputar pela primeira vez a fase de grupos/fase de liga da Liga Conferência. Na verdade, dois terços dessas equipas nunca tinham chegado a esta fase de uma competição europeia de clubes, tornando o momento ainda mais especial para elas.

A renovação em relação à edição passada é ainda mais impressionante. Apenas oito clubes repetem presença nas fases principais da Liga Conferência, menos de 25%!

Para comparação, tanto a Liga dos Campeões como a Liga Europa contam com mais de metade das equipas da edição anterior de regresso à fase de liga este outono.

A 1.ª jornada trará também novos confrontos – apenas um duelo opõe equipas que já se defrontaram anteriormente em provas europeias. Este será um cenário recorrente ao longo da época, sobretudo na fase de liga.

Campeão inédito garantido

Ao contrário da Liga dos Campeões e da Liga Europa, está garantido um novo campeão na Liga Conferência. A Fiorentina é a única equipa que já chegou à final da prova, tendo-o feito por duas vezes. O AZ Alkmaar é o único outro clube que atingiu as meias-finais.

A perspetiva de um novo campeão europeu – algo que já aconteceu por duas vezes na curta história da prova – é mais um motivo de interesse.

Fiorentina, Shakhtar Donetsk, Dynamo Kiev, Slovan Bratislava e Aberdeen já conquistaram troféus europeus, todos eles exceto o Shakhtar na extinta Taça dos Vencedores das Taças (os ucranianos venceram a Taça UEFA – atual Liga Europa). Outros dois clubes – AZ e Rapid Viena – já chegaram a uma final.

Neste momento, o estreante Crystal Palace é apontado como o grande favorito a chegar ao título, o que faria do clube o terceiro inglês diferente a levantar o troféu.

Aliás, até agora, cinco países diferentes já tiveram finalistas na Liga Conferência: Inglaterra, Itália, Espanha, Países Baixos e Grécia. Todos esses países contam com uma equipa cada na competição, o que aumenta as probabilidades de vermos pelo menos um novo país juntar-se a essa lista.

Prepara-se mais uma temporada emocionante de futebol na Liga Conferência. Se esta edição corresponder ao nível das quatro anteriores na curta história do torneio, será certamente inesquecível.

Acompanhe toda a ação da Liga Conferência no Flashscore