Nove equipas sabem que vão disputar o seu último jogo europeu da época, enquanto o Estrasburgo já garantiu um lugar nos oitavos de final. Outras sete equipas já garantiram oficialmente o seu lugar na fase a eliminar, enquanto outras cinco estão praticamente garantidas. Essas dezenas de equipas vão tentar juntar-se à equipa da Ligue 1 nos oitavos de final.
Assim, restam 14 equipas para disputar os últimos 11 lugares nos oitavos de final. O KuPS Kuopio, o Zrinjski e o Breidablik estão de fora, mas podem acabar por festejar quando a noite terminar.
As equipas que terminarem nos oito primeiros lugares entram diretamente nos oitavos de final, enquanto as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar participarão nos playoffs da fase eliminatória.
Confira a seguir o que está em jogo para quem chega à última jornada.
Evitar os play-offs
13 equipas entram na quinta-feira sabendo que vão disputar a competição no próximo ano. Para 12 delas, a questão é saber se conseguirão se juntar ao Estrasburgo e apurar-se diretamente para os oitavos de final.
O Shakhtar Donetsk é a equipa que está em melhor posição para evitar a eliminatória. Os "Pitmen" venceram as últimas três partidas e precisam apenas de um ponto no confronto com o Rijeka para garantir um lugar entre os oito primeiros na sua primeira participação na Liga Conferência.
A situação é semelhante para o Rakow, que tem 11 pontos e ocupa a terceira posição. O conjunto polaco vai ao Chipre para enfrentar o Omonia Nicosia e tentará conquistar pelo menos um ponto, o que deve ser suficiente para ficar pelo menos em oitavo lugar.
Além deles, AEK Atenas, Samsunspor, Sparta Praga, Rayo Vallecano e Mainz estão todos com 10 pontos e entrarão na noite entre os oito primeiros. As equipas alemã e turca vão defrontar-se num confronto direto pelo oitavo lugar. Este será um dos jogos a ter em conta. Os restantes sabem que uma vitória os colocará nos 16 avos-de-final.
Crystal Palace, AEK Larnaca, Fiorentina, Celje e AZ Alkmaar são os líderes do grupo, com nove pontos. Para todas as cinco equipas, uma vitória dá-lhes uma hipótese realista de entrarem nos oito primeiros lugares, enquanto que uma vitória a menos significará definitivamente a entrada nos play-offs a realizar em fevereiro.
Treze pontos garantem a classificação para as oitavas-de-final, enquanto os 12 pontos são suficientes para garantir a vaga. O saldo de gols será fundamental nesta corrida, já que o último lugar ou os dois últimos poderão ser decididos por um critério de desempate.
En busca da história
A verdadeira diversão da noite de quinta-feira envolverá 14 equipas, atualmente entre a 14.ª e a 27.ª posição. São elas que lutam para permanecer na competição para além deste ano.
Seis equipas - Rijeka, Omonia, Lausanne, Noah, Jagiellonia Bialystok e Drita - entram na ronda com oito pontos. Por esta meia dúzia, estão numa posição sólida para avançar. Um ponto nos respectivos jogos é suficiente, mas os empates ou as derrotas das equipas que lhes estão abaixo também são suficientes. São os que menos têm de se preocupar, embora queiram evitar a derrota para evitar qualquer stress.
As últimas oito equipas que ainda estão na luta pelo apuramento estão a suar. O Lech Poznan e o Sigma Olomouc vão defrontar-se naquele que é provavelmente o jogo mais importante da ronda. Estas duas equipas, juntamente com o Shkendija, o CS Universitatea Craiova e o Lincoln Red Imps, têm sete pontos e ocupam atualmente os últimos lugares entre os 24 primeiros.
Na linha da frente estão o KuPS, o Zrinjski - ambos com seis pontos - e o Breidablik, com cinco. Os três sabem que serão eliminados com uma derrota. A situação é ainda mais complicada para o clube islandês, que precisa de vencer para ter alguma hipótese de seguir em frente.
Um empate do KuPS e/ou do Zrinjski pode ser suficiente para ficar entre os 24 primeiros, mas isso dependerá de outros resultados.
Tal como na época passada, sete pontos serão o limite para a qualificação para os oitavos de final. Os golos marcados foram o fator de desempate que quebrou o coração do Hearts no outono passado. As equipas com sete e oito pontos tentarão evitar o mesmo destino.
Nove equipas estão eliminadas na noite de quinta-feira. Entre elas estão os antigos vencedores da Taça dos Vencedores das Taças, o Aberdeen, o Slovan Bratislava e o Dínamo de Kiev, que não conseguiram vencer nesta fase do campeonato. Legia Varsóvia e Rapid Wien, que estiveram nas quartas-de-final da UECL na primavera passada, também estão fora, sendo que o último ainda não conquistou nenhum ponto.
Os irlandeses Shamrock Rovers e Shelbourne, este último ainda sem ter marcado qualquer golo na fase de apuramento de campeão, não participarão no torneio a partir de dezembro, tal como o Hacken da Suécia e o Hamrun Spartans de Malta.
