Mais

Liga Conferência: Um dado importante de cada jogo da 5.ª jornada

O Gent venceu o seu terceiro jogo da Liga da Conferência propriamente dita esta época.
O Gent venceu o seu terceiro jogo da Liga da Conferência propriamente dita esta época.KURT DESPLENTER / BELGA MAG / Belga via AFP
A Liga Conferência teve 18 jogos na quinta-feira, com a realização da penúltima jornada da fase de grupos. Dois terços dos lugares da fase a eliminar são agora conhecidos no final da ronda. Veja os números mais curiosos de cada jogo da quinta jornada da terceira competição mais importante a nível de clubes na Europa.

6 - O Djurgarden venceu o Vikingur Reykjavik (1-2) na Islândia e garantiu a classificação para a fase a eliminar. Pela segunda fase de grupos consecutiva, o Djurgarden está invicto nas suas deslocações, somando seis jogos sem perder. A única derrota fora de casa na Liga da Conferência propriamente dita foi para o Legia nos oitavos-de-final, há quase dois anos.

9 - O Chelsea encontrou o seu ritmo na competição, vencendo o Astana (1-3) fora de casa e mantendo a invencibilidade em cinco jogos. Mas os Blues estão agora numa série de nove vitórias em jogos da fase de grupos das competições de clubes da UEFA. Eles conseguiram levar a melhor nos últimos quatro jogos da Liga dos Campeões em 2022/23.

8 - O Petrocub perdeu mais uma vez, desta vez contra o Real Betis (0-1). A luta dos campeões moldavos continua, pois estão há oito jogos europeus sem vencer, tendo a última vitória ocorrido na terceira pré-eliminatória, quando venceram o The New Saints, por 1-0.

10 - O Cercle Brugge chegou a dois dígitos de vitórias em competições europeias ao golear o Olimpija Ljubljana, por 1-4. Foi também a terceira vitória fora de casa numa competição europeia de clubes. Nesta que é a sua primeira exibição na fase de grupos, os belgas vão disputar a fase a eliminar em fevereiro e/ou março.

1 - O último jogo em casa do FC Noah na fase de grupos terminou com uma derrota frente ao APOEL (1-3). Naquele que foi o seu oitavo jogo continental em casa, o FC Noah sofreu finalmente a sua primeira derrota em casa. Na verdade, foi apenas a segunda vez que os arménios sofreram um golo num jogo continental em casa.

11 - O Lugano balançou as rede do Legia, que acabou com o início vitorioso do adversário na competição ao vencer por 1-2 fora de casa. As 11 finalizações do Lugano foram as mais frequentes numa partida europeia esta temporada. Apenas os 12 do Chelsea os superaram nesta jornada.

4 - O HJK saiu de uma desvantagem de dois pontos para conquistar o que poderia ser um ponto vital no empate em 2 a 2 com o Molde. Um feito incrivelmente raro ocorreu nesta partida: todos os remates à baliza acabaram por encontrar o fundo das redes. O número quatro também é significativo, pois é o número de pontos que a dupla tem a uma rodada do fim.

17 - A Fiorentina aplicou ao LASK a maior goleada da história das competições da UEFA com o 7-0 em Florença. Pela primeira vez nas suas três participações na Liga da Conferência, o conjunto Viola venceu todos os jogos da fase de grupos em casa. Mais impressionante ainda é o facto de terem marcado 17 golos nesta fase, o maior número de golos de sempre numa fase de grupos.

3 - O Copenhaga venceu o Hearts por 2-0 e está praticamente garantido no sorteio dos playoffs da próxima semana. Pelo terceiro jogo consecutivo, os escoceses não conseguiram marcar golos. A última vez que os escoceses tiveram uma sequência semelhante foi há 18 anos.

0 - O Dínamo de Minsk saiu do fundo do poço na Liga da Conferência ao derrotar o Larne por 2-0 no Azerbaijão, dando a si mesmo a esperança de seguir em frente. O campeão da Irlanda do Norte é a única equipa que continua com zero pontos após cinco jogos. Além disso, é um dos dois clubes que sabem que a sexta rodada será o último jogo continental da temporada.

2 - O Istambul Basaksehir manteve vivas as esperanças de passar para a fase a eliminar depois de derrotar o Heidenheim, por 3-1. É a segunda vitória contra um adversário alemão em sete jogos, depois de ter vencido o Borussia Monchengladbach na fase de grupos da Liga Europa há cinco anos.

15 - Após a vitória por 2-0 sobre o The New Saints, o Panathinaikos está praticamente classificado para a fase a eliminar, pois chegou aos sete pontos. A equipa grega também ganhou um jogo fora de casa numa competição de clubes da UEFA pela primeira vez em 15 anos, pondo fim a uma série de 18 jogos sem vencer.

7 - Por falar em resultados fora de casa, o Vitória SC manteve a boa forma nas suas deslocações ao derrotar o St. Gallen por 1-4. A equipa portuguesa está agora há sete jogos sem perder fora de casa na Europa, o que representa a série mais longa de sempre. E o que é ainda melhor? A equipa está praticamente garantida nos oitavos de final da competição.

5 - O Shamrock Rovers continua a sua incrível jornada naLiga Conferência com uma vitória por 3-0 sobre o Borac Banja Luka no Estádio Tallaght. A equipa irlandesa está na sua maior série sem perder de sempre e é uma das três equipas que ainda não perderam nesta fase do campeonato.

50 - O Paphos também está praticamente classificado para os oitavos de final depois de vencer o Celje por 2-0 e conquistar a quinta vitória em casa na sua primeira participação na Europa. As estatísticas de posse de bola foram as mais equilibradas possíveis, com 50% de posse de bola para ambos os lados. Os eslovenos, que não vencem há três jogos, chegam à última jornada um ponto e um lugar abaixo dos 24 primeiros.

22 - O Omonia de Nicósia está prestes a encerrar a fase de classificação da liga após a vitória por 3-1 sobre o Rapid Viena. A equipa cipriota marcou 22 golos em casa na Europa nos seus últimos oito jogos, desde a época passada. São quase três golos por jogo.

19 - O Mlada Boleslav deixou de correr sérios riscos de eliminação para conquistar duas vitórias consecutivas e se preparar para a fase a eliminar. O clube checo venceu o Jagiellonia Bialystok por 1-0 e conquistou a 19.ª vitória europeia de todos os tempos.

16 - O Gent  derrotou o TSC Backa Topola por 3-0 e garantiu pela quarta temporada consecutiva a participação na fase a eliminar do torneio. O conjunto belga também está invicto nos seus últimos 16 jogos em casa na Liga Conferência, incluindo as eliminatórias.