A Liga Conferência da UEFA arrancou com a primeira jornada da fase de apuramento de campeão. Todos os jogos, exceto um, tiveram golos, numa noite cheia de ação. Eis uma estatística de cada um dos jogos
Lech e Zrinjski vencem com facilidade
17 - Apesar de ficar reduzido a 10, o Crystal Palace manteve a invencibilidade. Os estreantes na Europa venceram o Dínamo de Kiev por 0-2 na Polónia, com um golo em ambas as partes. Os ucranianos estiveram sempre em dificuldades contra adversários ingleses, sendo que a derrota de quinta-feira foi a 17.ª contra emblemas da Premier League.
10 - O Jagiellonia Bialystok, que vem de uma participação nos quartos de final Liga da Conferência na temporada passada, retomou de onde parou. Só precisou de um golo para derrotar o Hamrun Spartans, de Malta, por 1-0. O clube da Ekstraklasa não perdeu nenhum dos dez jogos em casa na competição, incluindo as eliminatórias (7-3-0).
5 - KuPS e Drita empataram 1-1 em confronto entre estreantes na fase principal. Os golos foram marcados num período de seis minutos, na parte final da segunda parte. O atual campeão do Kosovo marcou nos últimos cinco jogos europeus, a sua série mais longa.
21 - O Lausanne-Sport teve um excelente desempenho em casa, ao vencer o Breidablik da Islândia por 3-0. Os três golos foram marcados em apenas 33 minutos, o que representa um início de jogo perfeito. O Breidablik ainda procura o primeiro ponto na prova, sendo esta a sua sétima derrota. Sofreu um total de 21 golos nessas derrotas.
4 - O Lech Poznan não dececionou na estreia, vencendo por 4-1 o Rapid Viena, que chegou aos quartos de finalna temporada passada. Com o dobro de remates do adversário austríaco, o Lech venceu pelo mesmo resultado que o Austria Viena há três anos. Para o Rapid, foi a primeira vez em quatro anos que perdeu jogos europeus consecutivos.
6 - O Noah aproveitou bem a vantagem numérica contra o Rijeka e venceu os croatas por 1-0. Nardin Mulahusejnovic marcou o único golo do jogo aos seis minutos, com o campeão arménio a jogar uma hora com um homem a mais. Foi a sexta vez em 13 jogos da fase de grupos em que o Rijeka não marcou.
8 - A segunda campanha continental do Rayo Vallecano teve o início ideal com uma vitória por 2-0 sobre o Shkendija, da Macedónia do Norte. O jogo teve os seus momentos-chave pouco antes - e depois - da marca dos 30 minutos. Foi aí que os espanhóis fizeram estragos. Os espanhóis continuam invictos em oito jogos continentais em casa na história do clube (7-1-0).
23 - O Zrinjski Mostar está na liderança da Liga da Conferência graças à vitória por 5-0 sobre o Lincoln Red Imps. Cinco jogadores diferentes marcaram, no que foi um desempenho de topo dos bósnios. O Lincoln já sofreu 23 golos na sua campanha europeia em apenas nove jogos.
11 - O Mainz deixou tudo para o fim, mas conseguiu vencer o Omonoia Nicosia por 0-1 na capital cipriota. Mais uma derrota para o Omonoia, que vem da sua melhor campanha europeia de sempre em 2024/25. Foi o 11.º jogo da fase de grupos em que o clube não conseguiu marcar.
AZ sofre um choque em Chipre
14 - O AEK Larnaca protagonizou a primeira grande surpresa da Liga Conferência, marcando quatro golos numa vitória por 4-0 sobre o AZ Alkmaar. Um vermelho para os visitantes com menos de dois minutos custou caro e os neerlandeses nunca conseguiram acompanhar o ritmo. Pela primeira vez em 14 anos, o AEK venceu em casa numa fase de grupos.
3 - O Shakhtar Donetsk venceu o Aberdeen por 2-3 em Pittodrie, em duelo entre dois ex-campeões continentais. Apesar de terem sofrido o primeiro golo, os Pitmen recuperaram, marcaram três vezes e seguraram a vantagem na meia hora final. Agora, os ucranianos têm três vitórias sobre adversários escoceses (3-2-2).
19 - O Legia Varsóvia foi o único emblema polaco que não venceu na noite de quinta-feira ao sofrer uma inesperada derrota por 0-1 em casa com o estreante Samsunspor. Anthony Musaba fez história para a sua equipa com o seu golo aos 10 minutos. O detentor da Taça da Polónia fez 19 remates, mais do triplo do que o adversário turco, mas ainda assim não conseguiu marcar.
16 - O Celje está a começar a fazer nome. O clube esloveno superou uma desvantagem inicial para vencer o AEK Atenas por 3-1 em casa. Franko Kovacevic marcou um hat-trick na segunda participação consecutiva na Liga da Conferência. Foram 16 jogos consecutivos com golos na Europa.
65 - O único jogo sem golos aconteceu na Irlanda, com o Shelbourne e o Hacken a terem de se contentar com um ponto cada. A equipa da Irlanda, a disputar o seu primeiro jogo da fase de grupos, foi a mais feliz no final. Afinal, o Hacken teve 65% de posse de bola e dominou boa parte do jogo. No final, isso não foi suficiente para a conquista de todos os pontos.
13 - A Fiorentina, duas vezes finalista, começou com uma derrota por 2-0 contra o Sigma Olomouc, com um golo em cada parte. A equipa checa perdeu o seu terceiro jogo continental contra equipas italianas. Já a Viola está invicta nos últimos 13 jogos no Estádio Artemio Franchi pela UECL (9-4-0).
7 - O Rakow venceu o CS Universitatea Craiova, da Roménia, por 2- 0, no seu primeiro jogo na fase principal da Liga Conferência. Os visitantes ficaram com um homem a menos logo no início do jogo, o que dificultou as coisas. Com isso, a série de sete jogos sem marcar na Europa chegou ao fim.
12 - O Estrasburgo venceu com dois golos na primeira parte, separados por 15 minutos, que valeram o triunfo sobre Slovan Bratislava por 1-2. O clube da Ligue 1 segurou o resultado no segundo tempo. Apesar de ter feito 22 remates, o Slovan sofreu a 12.ª derrota consecutiva nas rondas principais de uma competição de clubes da UEFA.
1 - O Sparta Praga teve a exibição mais impressionante nos últimos jogos, com uma vitória por 4-1 sobre o Shamrock Rovers. Os checos marcaram dois golos em ambas as partes para garantir a vitória. Os visitantes estiveram sob pressão durante todos os 90 minutos e marcaram no único remate feito à baliza.