Mais

Liga Conferência: Uma estatística de cada uma das partidas da segunda mão dos playoffs

O Borac Banja Luka, da Bósnia e Herzegovina, apurou-se para os oitavos de final na sua primeira participação na Liga Conferência
O Borac Banja Luka, da Bósnia e Herzegovina, apurou-se para os oitavos de final na sua primeira participação na Liga ConferênciaJURIJ KODRUN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A emoção da Liga Conferência esteve ao rubro na quinta-feira, com oito equipas a garantirem o seu lugar nos oitavos de final da competição. Aqui está um dado de cada uma das partidas da segunda mão.

3 - A temporada parece estar a ficar cada vez melhor para o Pafos. Na sua primeira participação na Europa, o Pafos venceu em casa o Omonoia Nicosia por 2-1 e venceu por 3-2 no agregado. O clube de 11 anos, criado através de uma fusão, tornou-se a terceira equipa cipriota a atingir os oitavos de final de uma competição de clubes da UEFA. É também a segunda equipa do seu país a conseguir este feito na Liga Conferência, depois de o AEK Larnaca o ter feito há dois anos.

6 - O Borac Banja Luka também está nos oitavos de final da competição, uma vez que empatou 0-0 com o Olimpija Ljubljana na Eslovénia, tendo avançado por 1-0 no agregado. A equipa da Bósnia é a primeira do seu país a chegar a esta fase de uma competição de clubes da UEFA na fase moderna. Os bósnios não sofreram golos em seis jogos na Europa (incluindo as eliminatórias) e foram a única equipa nos playoffs a não sofrer golos nessa fase. 

16 - O Copenhaga finalmente levou a melhor sobre uma equipa alemã. O clube dinamarquês venceu o Heidenheim por 1-3 na Alemanha, após prolongamento, e fez 4-3 nas duas partidas. Esta é a segunda vez que o clube se apresenta nos oitavos de final da Liga Conferência, três anos depois da sua última participação. Essa vitória foi a primeira do Copenhagada contra um adversário da Bundesliga na Europa, na 16ª tentativa.

9 - O Real Betis perdeu em casa para o Gent por 0-1 no jogo da segunda mão, mas, felizmente para os Verdiblancos, venceu por 3-1 no agregado. Ao contrário da campanha passada, o clube espanhol conseguiu passar com sucesso pelos playoffs. No entanto, já são nove jogos em casa na fase eliminatória das competições de clubes da UEFA sem vencer, perdendo sete deles. A última vitória do Betis em casa numa eliminatória europeia aconteceu há 19 anos, com um 2-0 sobre o AZ nos oitavos de final da Taça UEFA de 2005/06.

2 - Depois de ter perdido a primeira mão em casa, o Molde viu-se obrigado a venecr a segunda mão contra o Shamrock Rovers. Apesar de ter sido necessário recorrer ao desempate por grandes penalidades - uma vez que ambos os jogos terminaram 1-0 a favor da equipa visitante - os noruegueses converteram os cinco pontapés da marca de grande penalidade e venceram por 5-4 no desempate. O Molde passa assim aos oitavos de final da Liga da Conferência pela segunda época consecutiva e é uma das duas equipas que conseguiram o feito nas duas últimas temporadas.

5 - O Panathinaikos lutou para evitar uma humilhação chocante às mãos do Vikingur Reykjavik da Islândia, marcando um golo aos 90+5 minutos para vencer por 2-0 e 3-2 no agregado. A equipa islandesa sai da Europa de cabeça erguida, mas não conseguiu vencer os seus últimos cinco jogos fora de casa na Europa, perdendo quatro deles. Tal como aconteceu na quinta-feira, os vice-campeões do Pepsi Deild da época passada também não conseguiram marcar em quatro desses cinco confrontos fora de casa.

7 - O Jagiellonia Bialystok venceu o TSC Backa Topola por 3-1 pela segunda semana consecutiva, o que permitiu a passagem dos polacos aos oitavos de final. A Polónia é o único país da Liga Conferência com várias equipas na competição. Quanto ao Jagiellonia, não só foi o único a vencer as duas partidas dos playoffs, como a vitória de quinta-feira foi a sétima na Europa nesta temporada. Nas cinco viagens continentais anteriores, foram seis vitórias no total.

22 - O Celje, que está em dificuldades no campeonato, venceu o APOEL de Nicósia por 2-0. Com a passagem aos oitavos de final, a Eslovénia tornou-se o 22º país diferente a estar representado nesta fase da competição, apenas duas horas depois de a Bósnia se ter tornado o 21º país diferente (via Borac). É também a primeira vez na era moderna que uma equipa eslovena chega tão longe na Europa.