Mais

Maresca teve de convencer jogadores que a Liga Conferência é a "melhor competição do mundo"

Maresca, na véspera da final da Conferência entre Betis e Chelsea
Maresca, na véspera da final da Conferência entre Betis e ChelseaAitor Alcalde - UEFA/UEFA via Getty Images
O treinador italiano do Chelsea, Enzo Maresca, confessou esta terça-feira, na véspera da final da Liga Conferência contra o Real Betis, que teve de convencer os seus jogadores de que esta competição era a "melhor do mundo".

Siga as incidências da partida

O clube inglês procura terminar a época com um título na quarta-feira, em Wroclaw, na Polónia, depois de ter garantido um lugar na Liga dos Campeões da próxima época.

Se conseguir vencer o Betis, o Chelsea tornar-se-á o primeiro clube a ganhar todas as competições seniores da UEFA, depois de ter vencido a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a extinta Taça das Taças.

Na sua primeira época como treinador dos Blues, o antigo jogador do Sevilha e do Málaga admitiu que o seu maior desafio era consciencializar os seus jogadores para a importância da terceira competição europeia.

"Provavelmente, o mais difícil nesta temporada, em termos de Conferência, foi convencer os jogadores de que, para nós, era a melhor competição do mundo", disse aos jornalistas na terça-feira.

"A razão é porque era a competição em que estávamos", acrescentou.

O Chelsea tem duas Ligas dos Campeões na sua coleção de troféus, mas o seu último título é precisamente a Liga dos Campeões de 2021, conquistada com Thomas Tuchel como treinador.

"Não podemos jogar a Liga dos Campeões se estivermos na Conferência, também não podemos jogar a (Liga) Europa. Estamos na Conferência, por isso, para nós, esta era a competição mais importante e temos de a tentar ganhar. Se conseguirmos ganhar, será muito bom, especialmente porque continuamos a construir uma mentalidade vencedora", acrescentou o italiano.

O clube inglês era o grande favorito desde o início da competição e chegou à final com um recorde de 38 golos marcados e 11 vitórias em 12 jogos disputados.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Maresca vai enfrentar o treinador chileno Manuel Pellegrini, que o dirigiu durante os seus tempos de jogador no Málaga e o ajudou como adjunto no banco do West Ham.

O adjunto de Maresca, o argentino Willy Caballero, também jogou com Pellegrini no Málaga e no Manchester City. E ambos foram companheiros de equipa de Isco, atualmente no Betis.