Sem grupos e com 36 equipas: como vai funcionar o novo formato da Liga dos Campeões?

O Manchester City é o atual campeão da Liga dos Campeões
O Manchester City é o atual campeão da Liga dos CampeõesAFP

A Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência terão um novo formato na próxima época, com 36 equipas a participarem numa nova fase do campeonato em vez da tradicional fase de grupos.

De onde virão as quatro equipas adicionais?

A partir da próxima época, haverá 36 equipas em vez de 32, com os quatro lugares extra atribuídos de acordo com a posição na liga e com a classificação do coeficiente da UEFA, tal como acontece atualmente para determinar a inclusão nos torneios existentes.

Um dos quatro novos lugares será atribuído ao clube que terminar em terceiro lugar na liga classificada em quinto lugar pelo coeficiente da UEFA, sendo o outro atribuído a um campeão nacional. Assim, serão cinco equipas, em vez de quatro, a qualificar-se através da fase de apuramento de campeão.

As outras duas vagas serão atribuídas às ligas que terminarem nos dois primeiros lugares da classificação do coeficiente da UEFA esta época, sendo também tidos em conta os desempenhos na Liga Europa e na Liga Conferência.

A fase da Liga

No formato atual, as equipas jogam em casa e fora contra as outras três equipas do seu grupo para determinar quem passa à fase a eliminar. A partir da próxima época, as 36 equipas da competição passam a competir numa única liga. De acordo com este novo formato, cada uma dessas equipas enfrentará oito adversários.

Na Liga dos Campeões e na Liga Europa, as equipas serão classificadas em quatro grupos para o sorteio, sendo sorteados dois adversários de cada grupo. Quatro desses jogos serão disputados em casa - um de cada um dos potes - e os outros quatro serão disputados fora.

Na Liga Conferência haverá seis potes de atribuição, com cada equipa a defrontar seis adversários.

A Liga dos Campeões contará com mais quatro equipas na próxima época
A Liga dos Campeões contará com mais quatro equipas na próxima épocaAFP

Quem avança para as eliminatórias?

As oito melhores equipas da liga passam aos oitavos de final de cada uma das competições, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 16.º lugar enfrentarão as equipas que terminaram entre o 17.º e o 24.º lugar num play-off eliminatório. Os oito clubes que ganharem os seus play-offs passarão aos oitavos de final, onde defrontarão os oito primeiros classificados.

As equipas que ficarem fora dos 24 primeiros classificados serão eliminadas da competição.

A partir dos oitavos de final, o formato da competição permanece o mesmo.

"A UEFA demonstrou claramente que está totalmente empenhada em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio-chave das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade", afirmou o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.

"Estou muito satisfeito por ter sido uma decisão unânime do Comité Executivo da UEFA, com a Associação Europeia de Clubes, as Ligas Europeias e as federações nacionais a concordarem com a proposta apresentada. Mais uma prova de que o futebol europeu está mais unido do que nunca".