Alemanha apresenta candidatura para receber três finais europeias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alemanha apresenta candidatura para receber três finais europeias
O Deutsche Bank Park, em Frankfurt, poderá acolher a final da Liga Europa.
O Deutsche Bank Park, em Frankfurt, poderá acolher a final da Liga Europa.Profimedia
A Federação Alemã de Futebol (DFB) quer continuar a ser a anfitriã após a organização do próximo Campeonato da Europa e organizar três finais europeias de clubes. Na sequência de uma decisão nesse sentido tomada pelo Comité Executivo da DFB no ano passado, a federação apresentou os documentos de candidatura para 2026 e 2027 à União Europeia de Futebol (UEFA) na quarta-feira dentro do prazo.

Assim, a DFB candidata-se a receber a final da Liga Europa com o estádio de Frankfurt/Main, à final da Liga Conferência com o estádio de Leipzig e à final da Liga dos Campeões feminina com o estádio de Estugarda - em todos os casos para 2026 e 2027. Os três estádios são os locais da fase final do Campeonato da Europa (14 de junho a 14 de julho). A UEFA decidirá os locais das finais de ambos os anos em maio.

"Queremos ser o anfitrião perfeito para os adeptos de toda a Europa, mesmo depois do Campeonato da Europa, no verão", afirmou a Secretária-Geral da DFB, Heike Ullrich.

"Os nossos estádios, que foram mais uma vez modernizados para o Euro, oferecem as melhores condições para a realização de finais de alto nível. Juntamente com as cidades e os clubes participantes, a quem gostaria de agradecer expressamente pelo seu grande empenhamento, apresentámos propostas muito convincentes", sustentou.

Outras sedes desistentes

No ano passado, a DFB também registou provisoriamente junto da UEFA os estádios do Campeonato da Europa em Munique, Düsseldorf e Gelsenkirchen como locais para a realização da fase final, mas teve de se comprometer com um proponente por competição. Em consequência, Munique, Düsseldorf e Gelsenkirchen retiraram-se.

Leipzig já começou a promover-se: "Sendo uma cidade cosmopolita com uma grande oferta cultural, Leipzig é o local perfeito para uma final da Taça da Europa", afirmou Johann Plenge, Diretor-Geral do RB Leiozig: "Com muitos jogadores de diferentes nações no plantel, o RB Leipzig é o anfitrião perfeito para os adeptos de futebol de toda a Europa".

A final da Liga Europa de 2020 em Colónia foi a última final da Taça da Europa a ser realizada em solo alemão. Berlim acolheu a final da Liga dos Campeões pela última vez em 2015. A UEFA já adjudicou a Munique o contrato para a realização da final em 2025.